Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

172 anos da Batalha dos Porongos

Cerro dos Porongos, onde aconteceu a Batalha - Dom Pedrito No dia de hoje, 14 de novembro de 2016, registra-se 172 anos de um fato his...

Cerro dos Porongos, onde aconteceu a Batalha - Dom Pedrito

No dia de hoje, 14 de novembro de 2016, registra-se 172 anos de um fato histórico, político e social de muita relevância dentro da Guerra dos Farrapos - a Batalha dos Porongos

Estamos fazendo referência a Batalha dos Porongos, episódio até hoje envolto em brumas pois culminou com a morte de dezenas de Lanceiros Negros, acampados na localidade de Cerro dos Porongos (foto), meses antes do final da revolução e previamente desarmados por seu comandante, General David Canabarro, sob o pretexto de alguma revolta dentro da própria cavalaria farroupilhas. O fato é que naquela noite, sob o comando de Moringue, os imperialistas atacaram e mataram mais de 100 negros.

Os boatos que seguiram a esta que foi uma das últimas batalhas, e que perduram até hoje, é que tal embate havia sido premeditado entre o então Duque de Caxias e o citado general farroupilha.

O Piquete Lanceiros Negros Contemporâneos, de Porto Alegre, e mais uma dúzia de escritores defendem a tese de traição baseados em uma suposta carta de Caxias a Moringue dando conta do desarmamento dos lanceiros.

A verdade é que os originais desta carta nunca foram vistos e quem não compactua com a tese conspiratória alega que tal carta foi falsificada e distribuída na cidade de Piratini após a batalha com o intuito de denegrir Canabarro e enfraquecê-lo nas tratativas de paz que seguiriam meses após.

Estou lendo bastante a respeito do assunto mas, quanto mais a gente se aprofunda, mais as dúvidas aparecem. Espero que, ao final do terceiro livro sobre o tema, eu tome uma posição.


Fonte: blog do Léo Ribeiro

Nenhum comentário