Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Regulamento e programação do XIX Festxirú

Convite A Patronagem e Conselho de Vaqueanos do CPF Piá do Sul, juntamente com a Invernada Veterana, e demais Invernadas e Departamentos...


Convite

A Patronagem e Conselho de Vaqueanos do CPF Piá do Sul, juntamente com a Invernada Veterana, e demais Invernadas e Departamentos, têm a honra de convidá-los a participar do XIX Encontro Estadual Artístico Cultural de Veteranos e Xirús (FESTXIRÚ), a realizar-se no dia 06 de Novembro de 2016.

Programação
05/11/2016 (Sábado)
14h00min – Credenciamento e Inscrições
21h00min – Solenidade de Abertura
21h30min – Sorteio da Ordem de Apresentação no local do evento

06/11/2016 (Domingo)
08h00min – Credenciamento e Inscrições
09h00min – Início das Provas Individuais
12h30min – Almoço
13h30min – Danças Tradicionais –
20h30min – Entrega das Premiações

Informações Gerais

1) Local do XIX FESTXIRÚ, CPF Piá do Sul - Rua Justino Couto, nº. 179, Bairro Duque de Caxias, Santa Maria – RS, CEP 97070-500, telefone: (55) 3221-7158.

2) As inscrições deverão ser feitas pelo email: vbohmer@via-rs.net ou capataz@cpfpiadosul.com.br - Valmir Böhmer (55)91451749.

3) Voltagem - 220 volts , Código de área - 55

4) Alimentação: Na inscrição deverão ser feitas as reservas para as refeições, que serão fornecidas pelo "Piá do Sul" a preços acessíveis. Haverá almoço no dia 06/11/2016 (domingo).

5) O CPF Piá do Sul disponibilizará uma variada praça de alimentação (lanches e bebidas) e não permitirá o ingresso de bebidas em suas dependências.

6) Concorrentes e acompanhantes deverão estar devidamente pilchados, podendo perder ponto por indumentária incompleta ou incorreta.

7) Cada entidade poderá inscrever até 02 (dois) concorrentes nas modalidades individuais.

8) Cada entidade poderá inscrever um grupo de danças em cada categoria.

9) As inscrições estarão abertas a partir do dia 01/10/2016, e serão aceitas somente até às 20h00min do dia 28 de outubro de 2016.

10) Os Concorrentes ou representantes dos vencedores só receberão os prêmios devidamente pilchados.

11) Serão desclassificados: Os participantes que desrespeitarem este regulamento, membro das comissões avaliadoras, organizadores ou outros participantes do evento, bem como os participantes que não observarem o horário do Concurso.

OBS: Todos os casos omissos neste regulamento e no programa bem como qualquer eventualidade, serão resolvidos pela comissão executiva cuja decisão será soberana e irrecorrível.



Regulamento

Art. 01. - Modalidades:


- DANÇAS TRADICIONAIS CATEGORIA VETERANA;
- DANÇAS TRADICIONAIS CATEGORIA XIRÚ;
- CHULA (05 Passos);
- DANÇA DE PARES (TRADICIONAIS).
- DANÇA DE SALÃO.

Art. 02. - Os participantes de cada Grupo deverão ter 30 anos completos na categoria Veterana e 40 anos completos na categoria Xirú.

Art. 03. - Em cumprimento as orientações recebidas da Direção Artística do Movimento Tradicionalista Gaúcho – MTG -, com exceção do musical, nos termos do Regulamento Artístico do RGS, não será facultado a participação de ninguém com menos de 30 (trinta) anos na categoria Veterana, e 40 (quarenta) anos completos na categoria Xirú.

Art. 04. - As inscrições encerram-se às 20h00min horas do dia 28/10/16, e deverá ser efetivada através dos e-mails: vbohmer@via-rs.net ou capataz@cpfpiadosul.com.br .

Art. 05. – O evento conta com ficha de inscrição padrão a qual deverá ser integralmente preenchida com o nome completo do(s) participante(s), data de nascimento, número da identidade e do cartão tradicionalista e entidade que representa.

Art. 06. - Não haverá divisão de categorias nas modalidades individuais.

Art. 07. - Os grupos apresentarão 05 (Cinco) danças de livre escolha:
§ 1º - No formulário de inscrição deverá constar o nome das danças tradicionais.
§ 2º - Antes da apresentação, será convidado um casal representante do grupo, que através de sorteio, irá descartar duas das danças tradicionais.
§ 3° - O número de repetições das coreografias das danças será de no mínimo, o prescrito na bibliografia indicada no regulamento do ENART .

Art. 08. - Salvo se estiver expressamente disposto em contrário no presente regulamento, a avaliação será promovida de acordo com o Regulamento Artístico do Rio Grande do Sul, e os temas de entrada e retirada de acordo com o regulamento do ENART, disponíveis no site do Movimento Tradicionalista Gaúcho – MTG -;
§ 1º - A disposição do musical, devidamente evidenciado e caracterizado como tal, poderá ser alterada de acordo com a proposta de apresentação, sem que isso afronte o presente artigo, contudo, tal iniciativa não isenta o grupo dos descontos que a comissão avaliadora entender necessários nos quesitos de correção, harmonia e interpretação.

Art. 09. - As apresentações dos grupos de danças contarão com no máximo 12 (doze) e, no mínimo, 06 (seis) casais por grupo durante sua apresentação das Danças Tradicionais, podendo ser utilizado até 32 (trinta e dois) componentes na execução dos temas de entrada e retirada.

Art. 10. - Será cobrada uma taxa de inscrição no valor de R$ 10,00 (Dez reais), por pessoa para todos os presentes na ficha de inscrição da entidade, que deverá ser adimplido por ocasião do credenciamento. Na ficha de inscrição exige-se a inscrição do patrão, do coordenador e do instrutor, sendo admitida uma pessoa para cada caso. Todas as demais pessoas que desejarem ter acesso às dependências do evento serão consideradas público e será cobrado o valor de R$ 10,00 (Dez reais).

Art. 11. - Para sua apresentação, as entidades deverão proceder ao credenciamento de seus inscritos, apresentando a documentação exigida e recebendo as respectivas credenciais, sendo vedado o participante se apresentar pelas duas categorias Veterana e Xirú.

Art. 12. - É documento obrigatório o cartão tradicionalista com fotografia.
§ 1º: Não será admitido nenhum comprovante diferente do previsto neste artigo.
§ 2º: Os participantes de outros estados deverão apresentar a credencial usada pelo MTG de seu estado de origem.
§ 3º - A organização do evento poderá solicitar a Carteira de Identidade, a Certidão de Nascimento ou qualquer outro documento que corrobore a informação do Cartão Tradicionalista, sempre que julgar procedente.

Art. 13. - O participante inscrito por uma entidade não poderá concorrer por outra, exceto os músicos, para os quais não existe restrição.

Art. 14. - Os conjuntos de acompanhamento dos grupos de dança deverão estar compostos, no mínimo, por uma gaita e um violão, com acompanhamento vocal, e poderá totalizar, no máximo, 08 músicos.

Art. 15. - Os conjuntos de acompanhamento de grupos de danças terão 05 (Cinco) minutos para equalização do som, contados a partir de anúncio dos mestres de cerimônias.

Art. 16. - As Comissões de Avaliação obedecerão aos mesmos critérios e sistemática de avaliações utilizadas no ENART – Encontro de Arte e Tradição, respeitando as particularidades presentes neste regulamento.

Art. 17. - As inscrições dos concorrentes implicam na aceitação deste regulamento e das normas previstas para cada concurso.

Art. 18. - A comissão avaliadora atribuirá nota aos participantes, empregando os critérios estabelecidos neste regulamento.

Disposições Finais
Art. 19. – Não será permitida a participação de pessoas que sofreram algum tipo de punição administrativa da entidade promotora do evento.

Art. 20. – Serão agraciados com troféus os 05 (cinco) primeiros colocados na modalidade de Danças Tradicionais Categorias Veterana e Xirú, bem como os 03 (três) primeiros colocados nas propostas/coreografias de entrada e saída, e também os 03 (três) primeiros colocados nas modalidades individuais:
§ 1º Nos termos da orientação do MTG, o evento não terá premiação em dinheiro.

Art. 21. - Os vencedores somente terão direito a seus prêmios se forem satisfeitas as normas deste Regulamento e apresentarem-se para recebê-los corretamente “pilchados”.

Art. 22. - As entidades participantes são solidariamente responsáveis pelos atos praticados por membros de suas Patronagem e associados participantes do evento, estando sujeitas às penalidades previstas na regulamentação do MTG.

Art. 23. - A Entidade que proceder a sua inscrição e não comparecer ao evento, não poderá, por um prazo de um ano, voltar a se inscrever no evento, assim como estará submetida às penalidades previstas na regulamentação do MTG.

Art. 24. - Será desclassificada e não terá direito a inscrição, a Entidade que comprovadamente, usar de má fé, ou tentar ludibriar o regulamento.

Art. 25. - As planilhas do concurso de danças tradicionais estarão disponíveis para o instrutor, patrão e/ou coordenador do grupo, após a proclamação dos resultados.

Art. 26 - As decisões da comissão Avaliadora são irrecorríveis.

Art. 27 - Os casos omissos neste Regulamento serão resolvidos pela comissão executiva do evento junto da Patronagem do CPF Piá do Sul.

Santa Maria, 05 de janeiro de 2016.



Fonte: portal Identidade Campeira