Num dia 04 de outubro, do ao de 1836, o General Bento Gonçalves da Silva e sua tropa é derrotado no combate da Ilha do Fanfa, no Rio Jacuí, aonde morre o Cabo-Rocha, soldado farrapo que enfrentou na ponte da Azenha, pela primeira vez, na noite de 19 de setembro de 1835, as forças que protegiam o Governador da Província, Fernandes Braga, dando início a Revolução.  Bento Gonçalves é preso pelo seu falso amigo Bento Manuel Ribeiro.

Também num dia 04 de outubro, mas no ano de 1879, morria no Rio de Janeiro Manuel Luiz Osório, gaúcho Patrono da Arma de Cavalaria do Exército Brasileiro. Osório só não foi Patrono do Exército porque levou um "carteiraço" e, pela influência da família, acabou-se optando por Caxias.



Fonte: blog do Léo Ribeiro
Axact

#ProsaGalponeira

O Prosa Galponeira é um portal voltado para a divulgação da cultura gaúcha, amplamente diversificado, trazendo notícias sobre os festivais nativistas, shows - agenda de artistas, rodeios, eventos em CTGs, MTG e CBTG, artigos culturais, histórias e personalidades marcantes da nossa cultura, entre outras informações e histórias. E-mail: prosagalponeira@gmail.com.

Poste o seu comentário: