Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Kako Xavier e o projeto Tamborada

Tamborada é um projeto de formação e legado da cultura dos tambores. Baseando-se na música Praieira, destaca o Maçambique, ritmo afro do...


Tamborada é um projeto de formação e legado da cultura dos tambores. Baseando-se na música Praieira, destaca o Maçambique, ritmo afro do litoral norte do RS vivo até os dias de hoje.

O Projeto Tamborada foi criado pelo artista Kako Xavier no ano de 2009, na capital do Estado do Rio Grande do Sul. Na caminhada o artista conquistou o Projeto Pixinguinha resultando no premiado álbum “MINHA PRAIA”, 2010. Ao chegar em Pelotas, 2011, criou o evento Bailão Cultural, palco do Projeto TAMBORADA. Em 2011 e 2012 foram 13 edições em Pelotas e POA.


Foto: Site/Projeto Tamborada


Nos anos de 2013 e 2014 o Tambor de Maçambique, Tambor base do Projeto Tamborada, circulou com os tambores gaúchos por todos os estados do país dentro do Projeto “Sonora Brasil”, SESC Nacional divulgando a pesquisa sobre os tambores gaúchos feita pelo seu ex grupo, Alabê Ôni.

Na empresa Tribom Produtora, o Produtor Cultural Kako Xavier aprovou o Projeto Tamborada no Edital Pró Cultura FAC RS e também no Pró Cultura de Pelotas.

No Sistema FAC RS (Fundo de Apoio a Cultura), o projeto vai acontecer em cinco cidades do RS. São elas: São José do Norte, Alvorada, Barros Cassal, Piratini e Mostardas. Serão encontros com Kako Xaviere a Tamborada, envolvendo os professores, alunos e seus familiares.

Em Pelotas o artista começa a ministrar as oficinas a partir do mês de setembro, por um período de 12 semanas. O projeto vai acontecer na Casa do Tambor, Praia do Laranjal, será gratuito e vai beneficiar os professores, alunos e pais de alunos das escolas do bairro.

A Casa do Tambor | Espaço de Arte

A Casa do Tambor é um Espaço de Arte que funciona com diversas atividades como oficinas de música, oficinas de dança, confecção de tambores, exposições e apresentações. O projeto apresenta-se maduro, tornando-se referência cultural na cidade de Pelotas, contemplando diretamente o bairro do Laranjal.

No segundo semestre de 2016 começam as atividades do projeto “Kako Xavier e a Tamborada”, contemplado no Pró Cultura de Pelotas, que envolverá nas oficinas de tambores da praia, professores, alunos e pais de alunos das escolas do bairro.

Situado na Rua São Leopoldo, 243, no bairro Laranjal, a Casa do Tambor tem como objetivo acolher as crianças da comunidade para o convívio com a cultura dos Tambores do RS.

www.projetotamborada.com
Leve o Projeto Tamborada para sua escola!

www.facebook.com/KakoXavierOartista

Telefones: (53) 3307.2102 | (51) 9527.8524 • Email: tribomprodutora@gmail.com
Endereço: Rua São leopoldo, 243, Praia do laranjal • Pelotas/RS



Fonte: portal Identidade Campeira