Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

União das centelhas marca abertura dos festejos

O fogo da tradição gaúcha que une os tradicionalistas se renova a cada ano por meio da Chama Crioula, desde seu primeiro acendimento em 194...

O fogo da tradição gaúcha que une os tradicionalistas se renova a cada ano por meio da Chama Crioula, desde seu primeiro acendimento em 1947. Hoje, em Venâncio Aires, mais uma vez este sentimento será renovado por meio da fusão das centelhas.

A primeira atividade que oficializa a Semana Farroupilha em Venâncio Aires, ocorre no dia de hoje, às 11h, na Praça Evangélica quando a Bandeira do Brasil sede lugar à Bandeira do RS. A cerimônia é de responsabilidade do Rotary Chimarrão e ATVA.

A partir das 19h30min, entidades tradicionalistas venâncio-airenses se reúnem no Galpão Morada, do Parque Municipal do Chimarrão, para unificar as centelhas e dar início à Semana Farroupilha na Capital do Chimarrão. Na noite, os patronos municipal Moacir Laufer Ferreira e Edelmon Gomes de Oliveira recebem a homenagem oficial da Associação Tradicionalista Venâncio-Airense (ATVA), entidade organizadora dos festejos, com apoio da Administração Municipal.

Atividades

Na programação que se estenderá até o dia 20, Dia do Gaúcho, quando ocorre o desfile temático na rua Osvaldo Aranha, atividades cívicas, cultural e artísticas serão realizadas nas escolas e Parque Municipal do Chimarrão. Nesta quarta-feira, quem recebe Prendas e Peões da 24ª Região Tradicionalista (24ª RT), com oficinas diversas será o Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Lenço Branco, de Linha Cerro dos Bois. O evento promovido, tradicionalmente, pela entidade caracteriza-se pela integração das escolas vizinhas, onde a cultura, arte e tradição trabalhadas nas escolas são apresentadas aos participantes. Neste ano o anfitrião do encontro será o patrão Cristiano da Silveira, e equipe, pelo presidente da ATVA Waldemar de Moraes, convidados e patronos.de atividades contempla encontros com escolas, ações culturais, fandangos, jantares e missas crioulas.


Fonte: portal Folha do Mate