Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Turismo de Galpão no Acampamento Farroupilha

O projeto Turismo de Galpão chega à sua 5ª edição para oferecer um rico cardápio de 158 oficinas e atividades de interação e aprendizagem s...

O projeto Turismo de Galpão chega à sua 5ª edição para oferecer um rico cardápio de 158 oficinas e atividades de interação e aprendizagem sobre a cultura e as tradições gaúchas aos visitantes do Acampamento Farroupilha, que é uma realização do Movimento Tradicionalista Gaúcho, Fundação Cultural Gaúcha, Prefeitura Municipal de Porto Alegre e Associação dos Acampados da Estância da Harmonia.

A programação será desenvolvida de 3 a 20 de setembro, no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (A Estância da Harmonia), no ambiente simples, rústico e hospitaleiro de 40 entidades tradicionalistas parceiras do projeto.

A culinária, as crenças e lendas, a indumentária, as atividades campeiras, o artesanato, a música e a dança, os usos e costumes, entre outros elementos do universo imaterial dos gaúchos são a matéria-prima do projeto, transformada em oficinas rápidas e práticas abertas ao público. Realizado no Acampamento Farroupilha desde 2013, a cada ano o Turismo de Galpão consolida-se como uma das mais autênticas expressões do segmento de Turismo Criativo da Capital que vem transformando a grande festa de manifestação da cultura e das tradições do Estado em uma atração turística diferenciada para visitantes de outros estados e países, e também do interior gaúcho.

O ponto de referência do Turismo de Galpão, na área do parque, será o Espaço de Hospitalidade, galpão especialmente ambientado para a recepção de visitantes e as inscrições do público para as oficinas. O espaço estará localizado próximo à entrada principal do Harmonia,  ao lado do Centro de Eventos Casa do Gaúcho.

Neste ano, o projeto traz como novidade o 1º Festival Comida de Galpão. Idealizado por Clarice Chwartzamnn, nacionalmente conhecida como A Churrasqueira, o festival irá reunir, no Espaço de Hospitalidade, alguns dos mais importantes chefs e cozinheiros do Rio Grande do Sul para um resgate da cultura através do preparo de pratos da gastronomia campeira que unam simplicidade e autenticidade.

Oficinas da cultura e das tradições

Até o final do acampamento, serão oferecidas 158 oficinas para o público conhecer, de um jeito novo e singular, uma face diferente da cultura brasileira.  As atividades serão oferecidas diariamente, entre 11h e 19h. A maioria delas será gratuita, e algumas terão intérprete para inglês, espanhol, além de alemão e francês. As inscrições são feitas no Espaço da Hospitalidade. Cada oficina ou atividade oferece, em média, 20 vagas.

Os visitantes terão variadas opções. A culinária campeira será tema de 40 oficinas, que ensinarão o preparo do fogo e do churrasco, especialidade maior da culinária gaúcha, entre outras especialidades regionais como arroz de carreteiro, vaca atolada, roda de carreta, paçoca de pinhão, arroz de leite, sagu, cuca, rosquinha de polvilho, bolinho de chuva, chimia de frutas e pão caseiro, além do café campeiro ou café de cambona.

Importante elemento da cultura regional, a faca será tema central de oficinas práticas de forja e afiação, e o chimarrão, a mais popular bebida dos gaúchos, será apresentado em sua técnica, ritual e simbologia em oficinas de diferentes formatos que abordarão também a história e as lendas em torno da erva-mate.

No ambiente campeiro de uma mini fazendinha o desafio para o visitante será encilhar e montar cavalos, além de aprender o cultivo de uma horta caseira. Em outros galpões se poderá aprender, entre outras opções, o jogo do truco, descobrir como o gaúcho faz o nó em seu lenço, assistir a apresentações de danças folclóricas e aprender seus passos, acompanhar palestras sobre lendas e a história do Rio Grande do Sul.

Caminhadas Guiadas – Mais uma maneira de contato com as tradições gaúchas oferecida pelo projeto Turismo de Galpão, os roteiros orientados por um guia de turismo credenciado percorrem o Parque Harmonia com paradas em piquetes parceiros do projeto para visitação e atividades. O Espaço de Hospitalidade é o ponto de partida dos roteiros.  As Caminhadas Guiadas serão oferecidas dia 8, com saídas às 10h30 e às 15h30; dia 10, com saída às 10h30; dia 15, com roteiros às 10h30 e às 15h30; dia 17, às 10h30, e dia 20, às 11h.

1º Festival Comida de Galpão

O Turismo de Galpão terá uma inovação este ano, que se desenvolverá em seu Espaço de Hospitalidade. Será o 1º Festival Comida de Galpão, idealizado por Clarice Chwartzamnn - A Churrasqueira -, que tem disseminado a gastronomia e a tradição gaúcha pelo País com seus cursos de churrasco para mulheres e recebido espaço em programas televisivos (como Mais Você, Saia Justa e Master Chef Brasil) revistas e jornais (revistas Claudia, Globo Rural, Folha de São Paulo, Valor Econômico e Portal Terra).

A partir do apoio da Secretaria Municipal de Turismo, o 1º Festival Comida de Galpão reunirá no Acampamento Farroupilha alguns dos mais importantes chefs e cozinheiros do Rio Grande do Sul para valorizar a gastronomia local e fazer um resgate da cultura gaúcha e da memória afetiva para oferecer experiêncisa gastronômicas que prometem ser inesquecíveis. Chefs e cozinheiros serão desafiados a criar cardápios usando diferentes fogos e preparos, sem deixar de lado a simplicidade e a autenticidade da comida campeira, de galpão.

No dia 20 de setembro, entre às 11h e 21h, o público presente no Parque Harmonia poderá conferir o sabor de pratos típicos preparados por 13 dos melhores e mais criativos cozinheiros da Capital e sua leitura culinária contemporânea. Será também uma oportunidade de ver de perto grandes profissionais cozinhando, ao alcance de todos, produtos genuinamente gaúchos e locais e acontecerá entre às 11h e 21h. O ingresso, por pessoas, será de R$ 20, com venda no local.

A agenda gastronômica do 1º Festival Comida de Galpão estará a cargos dos chefs  Arika Messa, Nati Tussi, Carlos Kristensen e Rodrigo Bellora e dos cozinheiros Gabriela Zilio, Allan Santos, Simara Garcia, Ramiro Saldanha, Raphael Dittrich, Glauber Santos, Charles Mendes, Aky’re Moura, Zuleica Crreia, Israel Bertamoni, Tiago Venturella, Marilia Fernandes e Fran Garzella.  A chef produtora do festival é Graciela Martins.

Espaço de Hospitalidade

O Espaço de Hospitalidade, amplo galpão localizado próximo à entrada principal do Parque Harmonia, ao lado do Centro de Eventos Casa do Gaúcho,  é o centro de referência e de informações sobre todas as atividades do Projeto Turismo de Galpão.

Neste local de acolhimento, os visitantes são atendidos por recepcionistas que dominam três idiomas (além do português, o inglês e o espanhol) e encontram à disposição um mapa exposto com a localização dos galpões das entidades tradicionalistas no território do Acampamento Farroupilha, todos os materiais impressos sobre a programação das oficiais e caminhadas guiadas, e também fazem suas inscrições para as atividades. Todos os grupos inscritos para as oficinas são guiados até cada galpão por equipes da SMTUR. O Espaço de Hospitalidade do Turismo de Galpão funcionará diariamente, das 9h às 22h.

Linha Turismo terá parada no Parque Harmonia

O city tour oficial de Porto Alegre também estará integrado aos festejos farroupilha. Entre os dias 3 e 20 de setembro, os ônibus Linha Turismo que operam o roteiro Centro Histórico farão uma parada especial no Parque Harmonia para que os passageiros a bordo possam desembarcar, visitar o Acampamento, o Espaço de Hospitalidade e interagir com a cultura gaúcha nas oficinas do Turismo de Galpão.  A parada será na rua Augusto de Carvalho.
         
Utilizando o mesmo bilhete, o passageiro poderá fazer o reembarque em um dos ônibus Linha Turismo que passarão pelo local de hora em hora, entre 10h05 e 16h05, aproximadamente. A compra dos bilhetes para o Linha Turismo deve ser feita na Central de Passagens (Travessa do Carmo, Cidade Baixa) e no Centro de Informação Turística do Mercado Público, ambos pontos de embarque do city tour.

Fonte: Assessoria de Imprensa
Secretaria Municipal de Turismo
Sandra Veroneze
Assessoria de Imprensa MTG