Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Projeto prevê a alteração do nome do Acampamento Farroupilha para Nico Fagundes

Dinho, que tantas alegrias me proporcionou como jogador, estraga com as mãos o que fez com os pés     Após nossa postagem de ontem so...

Dinho, que tantas alegrias me proporcionou como jogador, estraga com as mãos o que fez com os pés
 
 
Após nossa postagem de ontem sobre o Projeto de Lei apresentado pelo Vereador Dinho do Grêmio e aprovado pela Câmara Legislativa de Porto Alegre, indo a Sanção (ou não) do Prefeito Municipal, que muda o nome do Acampamento Farroupilha para Acampamento Farroupilha Nico Fagundes, muitos fatos novos chegaram ao nosso conhecimento, dentre estes a posição da Comissão Municipal dos Festejos Farroupilhas, colegiado de várias entidades que coordenam o evento, e a manifestação do Vereador Bernardino Vendruscolo (que não concorre mais), colega de Dinho.
 
Ambos dão a entender que foram ludibriados pela manobra do legislador Dinho.
 
Vejam o que nos enviou Bernardino Vendruscolo:
 
"Lamentavelmente, na última quinta-feira, dia 25 de agosto, no final da tarde, próximo das 18 horas, a Câmara de Vereadores, aprovou por votação simbólica, com meia dúzia de Vereadores presentes em Plenário, vários Projetos ao mesmo tempo.

Entre eles, o que pretende mudar o nome do Acampamento Farroupilha. Saliento que esta votação não estava prevista para ocorrer no dia, mas, por solicitação do autor, houve alteração na ordem de votação.

Fomos grandes amigos do Nico Fagundes, mas não é razoável e nem tem cabimento a Câmara mudar o nome de algo tão significativo e que surgiu por vontade popular."
 
A Comissão Municipal dos Festejos Farroupilhas também salienta que dentre vários assuntos pautados nas reuniões de tratativas do Acampamento o citado projeto foi motivo de debate e de um posicionamento oficial da Comissão que teve garantias (fio de bigode) de que tal projeto seria arquivado. 
 
Vejam o que disse a Comissão dos Festejos Farroupilha em trechos retirados de uma longa documentação de 82 páginas.  
 
"...Agora, enfim, entramos no ponto crucial do que este encontro tem de mais importante, ou seja, o Projeto de lei nº 166/2015 que inclui na denominação Acampamento Farroupilha a expressão Nico Fagundes, Proposta pelo Ilustre Vereador Dinho do Grêmio. 
Quando esta Comissão Municipal dos Festejos Farroupilhas teve conhecimento da tramitação deste Projeto de Lei, novamente reuniu-se para saber e discutir que rumo tomaria, para de maneira ordeira e democrática, saber se verídica a existência de tal projeto e como estaria a tramitação do mesmo na câmara, para poder agir. Eis que, o projeto já estava pronto a ser votado, isto é, já havia passado por todas instâncias possíveis na tramitação normal resultando agora apenas o voto do plenário para ser transformado em Lei e assim foi feito.
Desta forma, Senhores Vereadores, esta Comissão Municipal dos Festejos Farroupilhas vem a este encontro para dizer que a entidade e seus representantes, incluindo as Associações que representam a totalidade dos Acampados do evento Acampamento Farroupilha Tradicional de Porto Alegre, são contrários a tramitação deste Projeto de Lei e de algum tipo de denominação para este evento que já tem seu nome popularmente conhecido..."
"...Não obstante, no entanto, em relação ao Acampamento Farroupilha, pelo menos é a pretensão deste manifesto, porque o evento é da cidade, de seus cidadãos, do Estado, do País, que a denominação permaneça sem as modificações pretendidas, pois se tratando de um evento sem igual, e que assim representa uma coletividade, não se pode personificar..."  
"...Certamente a reunião de hoje não existiria se o Vereador tivesse feito, em tempo, uma consulta, uma visita aos organizadores, aos participantes do Acampamento Farroupilha..."
"...Assim, e por fim, queremos salientar que não há nada contra o homenageado, pelas razões já expostas, e tão pouco contra o vereador proponente da homenagem. O que este grupo, de gaúchos trabalhadores envolvidos de uma forma ou de outra com o Acampamento Farroupilha solicita e deseja é que este projeto lei não prospere e que a denominação deste evento ímpar, maiúsculo, sem paralelos de uma outra cultura regional, e local, no sentido de sua reverência, culto, preservação, transmissão e perpetuação de nossas próprias raízes e história regional as gerações que nos sucederem, não se modifique...".  
E segue o escrito com a assinatura de diversos órgãos que compõe a Comissão Municipal dos Festejos Farroupilhas. 

Nota do Blog do Léo Ribeiro: Concluímos, assim, que tal projeto é pura demagogia de alguém que busca visibilidade num campo em que não tem nenhuma vivência e conhecimento e que não buscou ouvir e conversar com pessoas envolvidas. 
 

Fonte: blog do Léo Ribeiro