Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Porto Alegre pretende internacionalizar o Turismo de Galpão em 2017, diz secretário

Porto Alegre quer internacionalizar uma das festas mais culturais e temáticas do Brasil: o Acampamento Farroupilha, que acontece agora e...


Porto Alegre quer internacionalizar uma das festas mais culturais e temáticas do Brasil: o Acampamento Farroupilha, que acontece agora entre os dias 03 e 20 de setembro. Todo ano uma série de apresentações artísticas e musicais se misturam com as dezenas de piquetes que espalham a gastronomia e cultura gaúcha pelo Parque Harmonia, área verde central da capital. Em 2013, ganhou um grande e importante aliado para fazer da festa uma possível realidade no calendário internacional: o Turismo de Galpão.

Isto é o que pensa o secretário de Turismo de Porto Alegre, Luiz Fernando Moraes, em entrevista durante a quinta etapa do Roadshow M&E AO VIVO. “Lançamos um programa de turismo criativo na cidade, que se insere no Acampamento Farroupilha, festa construída numa pequena cidade de galpões e piquetes espalhados pelo parque. As pessoas cultivam as tradições, fazem festas e isso chama os turistas. Há três anos temos oficinas ligadas à tradição gaúcha dentro deste galpões e acredito que, a partir do quarto ano, o evento chega a um nível de maturidade que permitirá a venda no mercado internacional como um novo produto”, disse.

Para ele, são muitos anos na tentativa de transformar ou até mesmo criar um novo produto turístico ligado à tradição gaúcha, “que é o nosso maior patrimônio. Eu digo que prédio histórico e museu têm em tudo que é cidade, o que muda mesmo são as pessoas e a cultura, que aqui no Rio Grande do Sul é muito forte e peculiar, mas ainda mal explorada. Por conta disso, acredito que o Turismo de Galpão fez os piquetes, que sempre estiveram presentes, poderem se abrir ainda mais para os turistas e moradores. Essa interação é o ‘pulo do gato’ na fomentação do Turismo Criativo dentro do evento”, frisou Luiz.


Fonte: portal M&E - Mercado & Eventos