47ᵃ CIRANDA CULTURAL DE PRENDAS
FASE ESTADUAL – MAIO/2017(Ritos, Crendices e Superstições)

48ᵃ CIRANDA CULTURAL DE PRENDAS
FASE REGIONAL – JUNHO/2017

48ᵃ CIRANDA CULTURAL DE PRENDAS
FASE ESTADUAL – MAIO/2018

TEMA : “ Reencantando a infância com dobraduras”

MIRIM:
Pesquisar diferentes formas de dobraduras na confecção de brinquedos e usadas em brincadeiras;
Resgatar a importância da dobradura no desenvolvimento motor;
Realizar uma pesquisa de campo, através de entrevistas com pais, avós, tios, amigos,elaborando um relatório, com comprovantes;
Confeccionar os brinquedos utilizados nas brincadeiras, para colocação na Mostra, evidenciando o uso da dobradura;
Elaborar um relatório com comprovantes;
Realizar a apresentação de um brinquedo ou brincadeira para a Comissão Avaliadora, explicando seu funcionamento.
TEMA:” USO DA VESTIMENTA EM DIFERENTES MOMENTOS”

JUVENIL E ADULTA:
Realizar uma pesquisa de campo, através de entrevistas com pais, avós, tios, amigos de como era o costume de vestir-se antigamente, realizando um comparativo com os dias atuais;
Pesquisar através de fotos de família, recortes de jornais da época, como era o uso das vestimentas nos vários momentos;
Elaborar um relatório com comprovantes;
Sugestão: Roupas usadas nos batizados, casamentos, para ir a igreja, lida diária no lar, no campo, para ir a uma festa,ir à escola, momentos fúnebres, a domingueira, etc...........
Organizar a Mostra com um ou mais momentos dos listados acima e escolher um para apresentar à Comissão Avaliadora.
REGRAS PARA MOSTRA FOLCLÓRICA:

1. O tempo de apresentação para todas as categorias é de até 10 (dez) minutos. A Prenda será avisada quando o tempo se esgotar. Caso ultrapassar o tempo, serão descontados 5 centésimos de (0,05),ponto por minuto inteiro que exceder ao tempo;descontado na nota final.
2. A pesquisa bibliográfica e as entrevistas (caso seja realizada uma pesquisa de campo) da Mostra Folclórica devem ser entregues gravadas em CD, junto com o Relatório de Atividades.

3. Cada candidata deverá ocupar somente o espaço destinado pela Comissão Organizadora, sob pena de ser advertida. Procurar evitar exageros na quantidade de objetos apresentados e também o fechamento dos espaços, nas laterais.

4. A candidata poderá ser auxiliada por outras pessoas, na montagem da Mostra. Quando fizerem parte do cenário, não poderão interferir na oralidade da candidata.

5. Será permitido o uso de trajes caracterizando o tema da Mostra, mas a concorrente deverá usar sempre a pilcha gaúcha.

6. Será observado o uso da pilcha gaúcha , na realização das entrevistas ou outras investigações feitas pela prenda.



Fonte: site do MTG e blog Cantinho Gaúcho
Axact

#ProsaGalponeira

O Prosa Galponeira é um portal voltado para a divulgação da cultura gaúcha, amplamente diversificado, trazendo notícias sobre os festivais nativistas, shows - agenda de artistas, rodeios, eventos em CTGs, MTG e CBTG, artigos culturais, histórias e personalidades marcantes da nossa cultura, entre outras informações e histórias. E-mail: prosagalponeira@gmail.com.

Poste o seu comentário: