Piquete Parceria Campeira vai apresentar a Paz de Poncho Verde
Foto: Alvaro Pegoraro / Folha do Mate


O Dia do Gaúcho, comemorado hoje, encerra os Festejos Farroupilhas em Venâncio Aires, com o desfile temático, a partir das 8h30min, na rua Osvaldo Aranha, sentido inverso, em direção ao Parque Municipal do Chimarrão. As comemorações dos 180 anos da República Rio-Grandense traz neste ano a temática "República das carretas", inspirada na obra homônima do escritor gaúcho Barbosa Lessa, de 1986.

Organizado pela Associação Tradicionalista Venâncio-Airense (ATVA), o desfile terá a participação de 12 entidades tradicionalistas associadas. Acompanhadas de elementos que remetam à temática escolhida, carros caracterizados com a ideia cultural, invernadas de danças e departamentos de cavalgadas. A concentração ocorre ao longo da rua Barão do Triunfo, nos dois lados, da Osvaldo Aranha e segue até 15 de novembro. Autoridades tradicionalistas, patronos da Semana Farroupilha de Venâncio Aires, João Moacir Ferreira e Edelmon Gomes de Oliveira, participam da cerimônia e são os convidados para amadrinhar a Chama Crioula, conduzida pelo 1º Peão Farroupilha da 24ª Região Tradicionalista, João Antônio Freytag.

Ainda na parte da manhã, haverá Missa Crioula, na sede do CTG Chaleira Preta, em Linha Bem Feita, com "costelão ao meio-dia". Também o CTG Erva-Mate realiza seu tradicional almoço de confraternização, em sua sede no Parque do Chimarrão. Na parte da tarde ocorrem jogos de integração no Parque e se encerra os festejos Farroupilhas 2016. Neste ano, a extinção da Chama Crioula é de responsabilidade de cada entidade tradicionalista.

Ordem do desfile

- Bandeiras e Chama Crioula conduzidas a cavalo
- Prendado da Associação Tradicionalista Venâncio-Airense (ATVA)
- Prendado da 24ª Região Tradicionalista e autoridades municipais

- CTG Chaleira Preta: A bandeira Farroupilha, o Hino Farroupilha e o Brasão: símbolos de República Rio-grandense
- CPF Terra de Um Povo: República, uma ideia: Res + publica (coisa de todos)
- CTG Pousada do Capão: A proclamação da República - Antônio de Souza Neto nos Campos do Seival
- Piquete Cavaleiros da Estrada: A instalação da República Rio-grandense - Eleição do Primeiro Governo. Piratini
- CTG Erva-Mate: Os Italianos na Revolução - republicanos e carbonários
- CTG Lenço Branco e Piquete Sinuelo de Tropa: A imprensa. - Todos os jornais da República Rio-grandense
- Piquete Machry e DTG Piazito da Tradição: A organização do Governo - As carretas como meio de transporte dos documentos
- Piquete Parceria Campeira: O fim da República - Ponche Verde. Um acordo para fim das hostilidades
- Piquete Regalo Campeiro e GDT Terra do Chimarrão: Ressurge a República com a Proclamação no Brasil em 1889 - Deodoro da Fonseca e Benjamin Constant. No Rio Grande do Sul, Júlio de Castilhos e Borges de Medeiros


Fonte: portal Folha do Mate
Axact

#ProsaGalponeira

O Prosa Galponeira é um portal voltado para a divulgação da cultura gaúcha, amplamente diversificado, trazendo notícias sobre os festivais nativistas, shows - agenda de artistas, rodeios, eventos em CTGs, MTG e CBTG, artigos culturais, histórias e personalidades marcantes da nossa cultura, entre outras informações e histórias. E-mail: prosagalponeira@gmail.com.

Poste o seu comentário: