Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Coluna De Galpão em Galpão do Jornal de Alvorada

FANDANGO OFICIAL FARROUPILHA Com a realização do Desfile Farroupilha; a extinção da Chama Crioula e espetáculo musical de encerramento...


FANDANGO OFICIAL FARROUPILHA

Com a realização do Desfile Farroupilha; a extinção da Chama Crioula e espetáculo musical de encerramento, no dia 20 de setembro, teremos na noite do dia 24 de setembro, no CTG Amanhecer na Querência, que vai escancarar as porteiras para receber a gauchada, no grande fandango oficial farroupilha, que terá a animação do Grupo Tranco Monarca. Antes do evento, teremos as premiações e homenagens deste ano no que tange os festejos farroupilhas. O ingresso custará apenas R$ 10,00 e poderá ser adquirido com os membros dos CTGs e piquetes da nossa cidade. E por ser fandango, o traje será pilcha oficial.

O LENÇO REPUBLICANO

O Lenço Republicano, de autoria de Bernardo Pires, foi impresso primeiramente em 1841 nos Estados Unidos e após na Alemanha.

Pode-se considerar como o mais belo poema dos farrapos, poeta de seus sonhos e protagonistas de suas próprias ideias. "Doçura e firmeza" definem os significados dos amores perfeitos que existem nas pontas do listel. A heróis afeitos a lealdade na guerra heroica, o mate dos antepassados índios, o trigo e o pão no suor de cada dia, o barrete frígido de outras lutas pela liberdade, o barco, a vela do poder naval republicano, a bandeira tricolos, com o dístico de "Liberdade e Valor", são sínteses da alma gaúcha, que vivem até hoje em outras formas, mas com o mesmo sentido, a mesma inspiração do lenço que serviu de modelo primitivo para a bandeira com o brasão.

O símbolo mais narrativo dos feitos farroupilha tavel seja o painel, a alegoria representando a República Rio-grandense, tendo em cada coluna inscritos todos os triunfos republicanos datados de 1841 a 1842.

O lenço de Bernardo Pires é uma alegoria aos feitos farrapos, confeccionado durante o Decênio Heroico e apresentando em público antes do término da Revolução. Fonte! Colaboração de Hilton Araldi, publicado no sítio Chasque Pampeano. Abra as porteiras clicando em www.chasquepampeano.com.br

Valdemar Engroff