Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Chama Crioula já ilumina o Acampamento

Desde ontem, o fogo das tradições gaúchas está aceso no Acampamento Farroupilha, em Porto Alegre. Em cerimônia que contou com a presença...


Desde ontem, o fogo das tradições gaúchas está aceso no Acampamento Farroupilha, em Porto Alegre. Em cerimônia que contou com a presença do prefeito José Fortunati e de diversas autoridades ligadas ao Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), foram oficialmente abertas as celebrações da Semana Farroupilha no Parque da Harmonia. Até 20 de setembro, quando é celebrado o Dia da Revolução Farroupilha, o acampamento receberá 375 entidades, entre piquetes, Centros e Departamentos de Tradições Gaúchas. A expectativa da Secretaria Municipal de Cultura (SMC) é superar o público registrado no ano passado, de 1,2 milhão de visitantes.

A Chama Crioula, que simboliza o nativismo e o apego do gaúcho à sua terra, foi acesa a partir de duas centelhas - a Chama da Pátria, localizada na Redenção, e a Crioula, que arde na sede da Primeira Região do Movimento Tradicionalista Gaúcho, na zona Sul da Capital. Dois grupos de cavalarianos conduziram as centelhas, que foram entregues a Neusa Secchi, patrona do Acampamento Farroupilha, e a Zeno Dias Chaves, patrono dos Festejos Farroupilhas, para formar a Chama Crioula.

Durante a cerimônia, Fortunati celebrou a importância do Acampamento Farroupilha como um espaço para consolidar as tradições gaúchas no Rio Grande do Sul e além. "Alguns pensam que esse espaço é apenas um amontoado de galpões. Esse é um ambiente onde é possível conhecer aquilo que nos une, que nos move e nos sedimenta como povo gaúcho", comemorou.

O coordenador de Tradições e Folclore da SMC, Giovani Tubino, disse que foi necessária "muita criatividade" para deixar tudo pronto para a abertura - especialmente por causa da forte chuva que caiu sobre a cidade nos últimos dias de preparação. "Que tenhamos a sorte de superar os números anteriores, e que 2016 seja lembrado como a maior Semana Farroupilha dos últimos anos", declarou.

A edição deste ano do Acampamento Farroupilha tem como tema Campeirismo Gaúcho e a Sua Importância Social e Cultural. O evento conta com uma série de atividades ligadas à cultura gaúcha, como competições de laço, gineteadas, bailes e tertúlias. Os visitantes também podem fazer o circuito de oficinas do Turismo de Galpão, enquanto atividades para as crianças estão concentradas na Ciranda Escolar. O Parque da Harmonia fica aberto sem interrupções, com entrada franca e o comércio interno funcionando entre 10h e 22h.
O Acampamento Farroupilha é uma iniciativa da prefeitura de Porto Alegre, em parceria com o MTG e a Fundação Cultural Gaúcha (FCG). O evento foi alvo de uma CPI na Câmara Municipal, concluída no final de 2015, que questionou o termo de cooperação entre Executivo e entidades e apontou a existência de valores não declarados na prestação de contas. Os vereadores pediram a realização de processo licitatório em futuras edições, recomendação que não foi seguida pela prefeitura na edição deste ano.


Fonte: Jornal do Comércio