Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Regulamento do 1º Canto Farroupilha do Piquete Boca Braba em Camboriú-SC

  1º Canto Farroupilha do Piquete Boca Braba Dias 23 e 24 de setembro de 2016 Inscrições até 15/09/2016 Camboriú/SC REGULAMENTO I -...

 
1º Canto Farroupilha do Piquete Boca Braba
Dias 23 e 24 de setembro de 2016
Inscrições até 15/09/2016
Camboriú/SC


REGULAMENTO

I - DA PROMOÇÃO:
Art. 1° - O 1º CANTO FARROUPILHA DO PIQUETE BOCA BRABA é um evento CULTURAL de cunho gaúcho, que tem como promotor, O PIQUETE BOCA BRABA , através do seu IDEALIZADOR MARCELO PAHIM PAZ LEDO E D´AMANDA PRODUÇÕES., CNPJ nº 20.025.447.0001.22, com sede e fórum privilegiado na Cidade de ITAPEMA/SC, com o apoio de CLÓVIS MARTINEZ , Ricardo Roberto Wasem (ÍNDIO) , Jairo Reis. http://rondadosfestivais.blogspot.com.br/ ,JOÃO DE ALMEIDA NETO e Fundação Cultural de Balneário Camboriú e das forças vivas e atuantes dos mais variados setores comunitários .

II - DOS PARTICIPANTES E DO LOCAL DE REALIZAÇÃO DO FESTIVAL:
Art. 2° - O 1º CANTO FARROUPILHA DO PIQUETE BOCA BRABA, será realizado anualmente, No acampamento farroupilha da cidade de Balneário Camboriú/SC, no endereço onde ocorrer o evento a cada ano. Será realizado nos dias em que acontece o acampamento em sintonia com a disponibilidade de palco ditada pela Fundação Cultural do município. Podem participar do evento todo aquele que se interessar e respeitar os desígnios da cultura gaúcha;

III - DOS OBJETIVOS:
Art. 3° - O 1º CANTO FARROUPILHA DO PIQUETE BOCA BRABA, tem os seguintes objetivos básicos:

a) A oportunização, através e a partir dos verdadeiros valores da CULTURA DO FOLCLORE E DA TRADIÇÃO GAÚCHA, da criatividade e manifestação dos artistas de sua área de abrangência, o incentivo, através de concursos, mostras e festivais, ao surgimento de novos valores no campo da arte de cunho nativista gaúcho, mantendo viva a terminologia, a indumentária, os usos e costumes característicos do homem gaúcho e seu ambiente, em toda a sua abrangência, como personagens da nossa Historia, retratando a importância para a literatura, para a sustentação do folclore do Sul do Brasil e resgatando as peculiaridades musicais e poéticas do Gaúcho, na reafirmação de suas crenças e na busca incessante de suas raízes;

b) A integração, aproximação e troca de experiências entre poetas, músicos, compositores, interpretes da música nativa gaúcha, musicistas, analistas, estudiosos e críticos, no interesse da preservação e divulgação da identidade da cultura gaúcha;

c) Propiciar reflexão e debates que depurem qualitativamente a arte em geral, considerada como o mundo da representatividade-expressividade-comunicabilidade do universo gaúcho;

d) Elevar à expressão artística temas e gêneros ritmos regionais, buscando valorizar a TRADIÇÃO GAÚCHA, através de linguagem atual e criativa, da música, da poesia, , bem como incentivar a participação infantil na musica ,poesia e costumes. considerando as origens e constantes do gaúcho;

e) Divulgar ao máximo as composições que melhor expressem os objetivos acima referidos;

f) Valorizar artistas que representem caracteristicamente a linguagem e a TRADIÇÃO CULTURAL GAÚCHA.

IV - DA ORGANIZAÇÃO:
Art. 4° - O 1º CANTO FARROUPILHA DO PIQUETE BOCA BRABA é dirigido por uma COMISSÃO ORGANIZADORA CENTRAL.

Art. 5° - A COMISSÃO ORGANIZADORA CENTRAL, está apoiada pelo idealizador do evento, que lhe dá assessoria, redige e zela pelo cumprimento deste regulamento.

V – DA ESCOLHA DO TEMA:
ART. 6º - O(s) Tema(s) será(ão) escolhido(s) livremente obedecendo sempre o intuito de divulgação e valorização da cultura gaúcha.

VI - DO CONCURSO:
Art. 7° - O concurso de canções do 1º CANTO FARROUPILHA DO PIQUETE BOCA BRABA, poderá ser disputado por compositores, músicos e intérpretes de ambos os sexos, desde que se atenham às regras nele estabelecidas.

Art. 8° - É limitado o número de composições por concorrente, no máximo de (2) duas individual ou em parceria.

Art. 9° - Cada composição concorrente, deverá ser enviado via email para o endereço eletrônico omarcelopaz@hotmail.com , juntamente o arquivo mp3 com a musica a participar , a letra em documento do word mais a ficha de inscrição preenchida e assinada até o dia 15 de setembro de 2016.

Parágrafo único: O PIQUETE BOCA BRABA disponibilizará de secretaria com apoio material aos compositores.

Art. 10° - As composições apresentadas devem ser representativas da TRADIÇÃO; DO FOLCLORE E DO REGIONALISMO GAÚCHO.

Parágrafo único - Entende-se por TRADIÇÃO, FOLCLORE E REGIONALISMO GAÚCHO, o que evidencia temas da terra e da gente gaúcha, fundamentada em bases rítmicas regionais, respeitando e preservando a terminologia, a indumentária, os usos e costumes característicos do povo gaúcho.

Art. 11° - Não será permitida a apresentação como concorrente ao festival, de qualquer trabalho artístico que já tenha sido apresentado em público,mídia ,internet, radio, TV , etc sob pena de sumária desclassificação em qualquer fase do festival de MUSICA GAUCHESCA bem como não é de responsabilidade do festival a divulgação não autorizada nos meios de comunicação de qualquer composição posteriormente ao evento.

§ 1° A língua de expressão da letra é o Português, respeitado sintática e foneticamente, atendo-se para o uso do vocabulário Regionalista Gaúcho, podendo, no entanto, pode ter alguma expressão em Espanhol, Castelhano, Indígino e ou do “Portunhól”.

§ 2° Em exceção fica a possibilidade de a musica ser cantada em espanhol na integra.

§ 3º Serão desclassificadas pela Comissão de Seleção, as composições que neguem os princípios e proposições da cultura, do folclore e tradição gaúcha, que contenham expressões, expressas ou não, que ridicularizem os gaúchos, os personagens de nossa história, a indumentária, a terminologia os usos e costumes e os símbolos do Povo Gaúcho, e ou, em desacordo com este Regulamento.

§4º É vedado aos membros das COMISSÕES DE SELEÇÃO E OU JULGADORA participar como concorrentes do 1º FARROUPILHA DO PIQUETE BOCA BRABA,

VII - DA SELEÇÃO:
Art. 12° - A Comissão de Seleção é composta de cinco membros, contando com pessoas de conhecidos dotes para criação poético-musical, da literatura gaúcha e da língua portuguesa, análise crítica da CULTURA, do FOLCLORE e da TRADIÇÃO GAÚCHA no seu todo, e que estejam de acordo com as normas constantes neste regulamento.

§ 1° Os Membros da COMISSÃO ORGANIZADORA CENTRAL ou do Conselho podem integrar a Comissão de Seleção, desde que preencham os requisitos para a função e sejam anunciados como tais.

§ 2º A comissão de seleção se reunirá em horário a ser definido,ocasião esta em que receberá as composições concorrentes ao 1º CANTO FARROUPILHA DO PIQUETE BOCA BRABA, podendo a critério da comissão, o horário ser prorrogado Pelo tempo que vier a ser necessário.

§ 3º A Comissão de Seleção é soberana para selecionar as composições inscritas a serem apresentadas, podendo desclassificá-las se em desacordo com este regulamento, observando o disposto no § 3º deste artigo e artigos 8º, 11º e 13º não cabendo recurso de espécie alguma.

VIII - DA APRESENTAÇÃO:
Art. 14° - Para as apresentações públicas, a critério da Comissão Julgadora, as composições concorrentes são enquadradas em:

a) Composições Musicais:

As composições inéditas que tratam da tradição e da cultura gaúcha enfocando aspectos do passado e do presente, em conformidade com o disposto neste regulamento e devem ser apresentadas com os instrumentos acústicos com característica gaúcha, tais como violão, gaita ,bandoneon, bombo leguero e outros que possam ser improvisados com elementos próprios da região campeira. É vedado o uso de guitarra eletrônica, cajón peruano , teclado e qualquer outro instrumento eletrônico. O tempo mínimo da musica é de 02 minutos e 30 segundos e o máximo de 05 minutos. Instrumentistas podem acompanhar até 03 (três) composições. O numero Maximo de integrantes no palco será de 7 (sete) incluindo o interprete..

Art. 15º -Os trabalhos serão apresentados seguindo a ordem do sorteio.

§ 1º: No 1º CANTO FARROUPILHA DO PIQUETE BOCA BRABA É vedado qualquer tipo de pré-gravação. Ex: play back.

§ 2º: O tempo máximo de equalização do som é de (3) dois minutos improrrogáveis.

IX - DO JULGAMENTO:
Art. 16º - O julgamento das composições é da responsabilidade da Comissão Julgadora, que poderão ser os mesmos da comissão de seleção,não podendo haver vinculo familiar com os concorrentes. observando os mesmos critérios descritos nos artigos 12º e 13°, que avalia cada uma das composições de acordo com a letra, sua melodia e sua apresentação.

§ 1º NO ITEM LETRA. Serão consideradas:: uso do vocabulário regionalista gaúcho e folclórico, o tratamento correto da língua portuguesa e literatura brasileira: a nota desse quesito será a que definirá a MELHOR LETRA.

§ 2º NO ITEM MELODIA. Serão consideradas: harmonia entre a letra e ritmo proposto, a correção e fidelidade dos arranjos musicais da eliminatória e a fidelidade ao ritmo proposto.

§ 3º NO ITEM APRESENTAÇÃO. Serão considerados: O conjunto da obra, ou seja: a letra; a harmonia vocal e instrumental; a interpretação; a postura no palco; os instrumentos utilizados e a indumentária. O item INTERPRETE, será o que definirá o MELHOR INTERPRETE. O interprete da eliminatória deverá ser o mesmo da final , salvo motivo aprovado pela organização do festival.

§ 4º A escolha pela Comissão Julgadora da premiação descrita no art. 17° deste regulamento, será apurado pelas planilhas abaixo.

§ 5º A planilha de votação da musica será a seguinte e a pontuação de 05 a 10 para cada item.

: - MÚSICA

NOTA
LETRA
USO DO VOCABULÁRIO REGIONALISTA GAÚCHO
TRATAMENTO DA LÍNGUA E LITERATURA PORTUGUESA
MELODIA
HARMONIA ENTRE A LETRA E O RITMO PROPOSTO
CORREÇÃO DOS ARRANJOS MUSICAIS
FIDELIDADE AO RITMO PROPOSTO
APRESENTAÇÃO
INTERPRETE: FULANO DE TAL
AFINAÇÃO
HARMONIA VOCAL E INSTRUMENTAL
INSTRUMENTOS UTILIZADOS
INDUMENTÁRIA E POSTURA NO PALCO
OBSERVÂNCIA DO TEMPO

Art. 17º - É de competência da Comissão Julgadora, pelas notas de cada quesito descrito no artigo 16º, a escolha da (o) melhor,

CATEGORIA MUSICA.
MÚSICA: 1º, 2º e 3º lugar;

É igualmente de competência da Comissão Julgadora a escolha do(a):

melhor instrumentista - Voto por nome individual;
melhor letra - NOTA DAS PLANILHAS;
melhor intérprete - NOTA DAS PLANILHAS;

§1º A composição musical mais popular será escolhida pelo público presente, através de aclamação popular ao final das apresentações,sendo escolhida composição mais ovacionada a critério da comissão julgadora sem que isso influencie na escolha dos três primeiros lugares.

§2º Em caso de empate, para quaisquer das modalidades, o desempate será na seguinte ordem: fidelidade ao tema; letra e apresentação

X - DA PREMIAÇÃO:
Art. 18º - Os prêmios instituídos são os seguintes:

- Todos os trabalhos finalistas serão premiados.
-1º lugar =Receberá o troféu PATRÃO VÉIO BICUDO alem da premiação em dinheiro a ser definida na triagem..
-2º lugar =Receberá o troféu João de Almeida Neto alem da premiação em dinheiro a ser definida na triagem.
-3º lugar =Receberá o troféu (...................) alem da premiação em dinheiro a ser definida na triagem .
Até o sétimo lugar receberá um troféu de participação.
Instrumentista , letra e interprete ganhará um troféu temático.
NÃO HAVERÁ AJUDA DE CUSTO .

XI - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS:
Art. 19º - Os compositores ao se inscreverem para concorrer 1º CANTO FARROUPILHA DO PIQUETE BOCA BRABA estão automaticamente aceitando, em sua totalidade, as determinações contidas neste Regulamento.

Art. 20º - Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora do 1º CANTO FARROUPILHA DO PIQUETE BOCA BRABA.

Parágrafo único: Quaisquer dúvidas suscitadas por possíveis omissões neste regulamento só serão levadas em conta se encaminhadas por escrito pelo ou pelos interessados, sendo sempre e soberanamente resolvidos pela Comissão Organizadora.

Art. 21º - As alterações deste regulamento são de competência privativa e exclusiva da COORDENAÇÃO GERAL DO PIQUETE BOCA BRABA.

Art. 22º - O não ineditismo, plágio ou divulgação indevida não capitado pela Comissão de Seleção e Julgadora, poderá ser objeto de denúncia por escrito e com provas suficientes, até 2 horas antes da apresentação do trabalho no festival.Considerando-se plagio na musica até três compassos,na letra a frase inteira.e divulgação indevida a exposição da musica publicamente o que comprometeria a lisura da escolha da musica mais popular.

§1º Se comprovado o disposto do caput deste artigo, será desclassificada a composição, anulada a premiação e será considerada para o lugar desta, a classificada subsequentemente.

§ 2º O concorrente desclassificado fica obrigado a devolver o prêmio, e suspenso de participar nos próximos festivais.

Art. 23º - A Comissão Organizadora reserva-se o direito de, em qualquer momento, excluir do evento o concorrente ou grupo, cujo participante infrinjam as normas deste Regulamento. O participante, organizador ou membro de qualquer comissão, que estiver em estado de embriagues perturbando os trabalhos, também será excluído do evento.

§1º Poderá a critério da comissão organizadora, determinar pena de suspensão definitiva ou por período determinado para os infratores.

Art. 24º - Serão credenciados os autores, músicos e interpretes participantes, podendo credenciar cônjuges ou acompanhantes de qualquer natureza..

Balneário Camboriú/SC, 25 de JULHO de 2016.

Marcelo Pahim Paz Ledo , (Marcelo Bocabraba)

Idealizador do PIQUETE BOCA BRABA e do
1º CANTO FARROUPILHA DO PIQUETE BOCA BRABA.


APOIADORES--.CLOVIS MARTINEZ , Ricardo Roberto Wasem( Índio), Jairo Reis. http://rondadosfestivais.blogspot.com.br, João de Almeida Neto ( Patrono do Piquete Boca Braba )


1º CANTO FARROUPILHA DO PIQUETE BOCA BRABA.
FICHA DE INSCRIÇÃO - CATEGORIA GERAL


Nome da Composição: ______________________________________________________________
Ritmo: ___________________________________________________________________________

Autor da Letra: ____________________________________________________________________
RG:________________________________
CPF: ________________________________
Endereço - Rua/Av.: ________________________________________________________________ Nº_____________________
Bairro: ___________________________________________
CEP: ___________________
Cidade: ____________________________________________
Telefone(s): Fixo: ________________________
Celular: _____________________________
E-mail: ____________________________________________________________________

Autor da Música: __________________________________________________________________
RG:______________________________
CPF: __________________________________
Endereço - Rua/Av.: ________________________________________________________________ Nº_____________________
Bairro: _____________________________________________
CEP: _________________________ Cidade:____________________________________________
Telefone(s): Fixo: ________________________
Celular: ____________________________
E-mail: ____________________________________________________________________

Pessoa autorizada a receber valores que deverá estar presente no evento: (Nome completo): _________________________________________________________________________________ RG:________________________________
CPF:____________________________________
Telefone(s): Fixo: ________________________________
Celular: __________________________
PIS/PASEP/NIT: __________________________________________________________

DECLARAÇÃO: O(s) compositor(es) acima identificado(s), firmando a presente, implícita e antecipadamente, autoriza(m) aos promotores do 1º CANTO FARROUPILHA DO PIQUETE BOCA BRABA., a gravar e divulgar, em CD e outras formas de mídia de áudio e imagem se houver condições para tal. a composição acima indicada, ressalvando os direitos autorais pertinentes, nas formas da lei. Declara(m), ainda, estar ciente do Regulamento deste Festival, aceitando as condições de participação e concorrência, e que as informações aqui prestadas são a expressão da verdade.

Local/data: __________________________________________



Autor da Letra_____________________________________
Assinaturas


Autor da Música_____________________________________
Assinaturas


Fonte: portal Identidade Campeira