Ignácio Borges será o patrono na grande festa do tradicionalismo caiense | Foto: Divulgação/FN


Está bem próxima a realização de mais um grande evento no Parque Centenário: a Semana Farroupilha.

Dos dias 9 a 20 de setembro, o parque vai se transformar num grande acampamento farroupilha.
Neste período o tradicionalismo do Caí e da região se muda para o parque e fica morando por lá. As atividades voltadas à tradição gaúcha acontecem dia e noite, de segunda a domingo.

Antes disso, as vitrines das lojas caienses já se pilcham com motivos gauchescos, participando de um concurso promovido pela prefeitura. Até o dia 8 de setembro, as lojas devem entregar uma ficha preechida, acompanhada de fotos da sua vitrine decorada.

No dia 20 de agosto, sábado, os interessados em participar do Acampamento Farroupilha devem ir ao Parque Centenário, no Núcleo Tradicionalista, e fazer a demarcação dos espaços desejados. Aqueles que já participaram nas edições anteriores serão atendidos das 9 às 12 horas e os novos interessados devem comparecer entre duas e cinco da tarde.
A cedência dos lotes custa entre R$ 200 e R$ 250.

Os Fagundes
Como sempre acontece, o Acampamento Farroupilha, neste ano, terá uma grande atração artística.
Desta vez a atração maior será o grupo Os Fagundes, que comanda o programa Galpão Crioulo na RBS TV.

Patrono
O patrono dos festejos farrouipilhas de 2016 será o tradicionalista caiense Luiz Ignácio Santos Borges.
Nascido em 20 de fevereiro de 1941, Luiz Ignácio Santos Borges é filho de Bernadino e Affosina Borges. Casado com Nair Aurora Zago Borges e pai de Camila e Paulo Ricardo.

Cursou o primário na escola do Chapadão e, mais tarde, estudou no Ginásio São Luiz, em São Leopoldo.
Frequentou a escola de piloto civil no Aero Clube de Scharlau, sendo reservista da Força Aérea Brasileira, e serviu na 3ª Esquadrilha de Ligação e Observação da FAB.

Em 1975 ele passou a ser um dos expoentes do tradicionalistas da cidade, ao ser Patrão da Campeira do Primeiro Rodeio Crioulo de São Sebastião do Caí, realizado no parque Centenário em comemoração ao centenário do município.

Renato Klein - renato@fatonovo.com.br


Fonte: portal Fato Novo
Axact

#ProsaGalponeira

O Prosa Galponeira é um portal voltado para a divulgação da cultura gaúcha, amplamente diversificado, trazendo notícias sobre os festivais nativistas, shows - agenda de artistas, rodeios, eventos em CTGs, MTG e CBTG, artigos culturais, histórias e personalidades marcantes da nossa cultura, entre outras informações e histórias. E-mail: prosagalponeira@gmail.com.

Poste o seu comentário: