Mormo motiva suspensão de cavalgadas em mais 8 cidades


Por Tiago Soares

Mais oito cidades do Tocantins tiveram as cavalgadas suspensas após ajustamento de conduta entre o Ministério Público Estadual (MPE), Adapec e Sindicato Rural de Porto Nacional.  A decisão foi tomada como forma de prevenção, até que a doença do mormo seja totalmente erradicada no estado. As cidades são: Brejinho de Nazaré, Porto Nacional, Ipueiras, Monte do Carmo, Silvanópolis, Santa Rita do Tocantins, Oliveira de Fátima e Fátima.

A suspensão valeu a partir desta sexta-feira (26). Além das cavalgadas, a realização de tropeadas ou qualquer tipo de evento aberto que envolva equinos também é proibida.

Os três órgãos argumentaram que além do mormo, nesses eventos não é obrigatório o cadastro da Adapec, portando o controle e a fiscalização dos animais que vão participar fica comprometida.

Outro ponto abordado pelos órgãos é que alguns produtores estariam falsificando exames sanguíneos, dificultando a fiscalização. A proibição dos eventos dificulta essas ações e a proliferação da doença do mormo. Somente eventos em locais fechados e com a autorização da Adapec serão permitidos. Em caso de descumprimento da ordem, os responsáveis vão pagar multa diária de R$ 10 mil.

Foto: Henrique Noronha/CRMV-RS
Fonte: portal G1 e portal MeioRural
Marcadores: ,
[blogger][facebook]

Italo Dorneles

{picture#https://scontent.fcwb2-1.fna.fbcdn.net/v/t1.0-9/20031980_1559156280771539_4826566830380784332_n.jpg?_nc_cat=0&oh=31056e35fc0ba042b61a3b826bd6d603&oe=5BD0DC01} O editor Ítalo Oliveira Dorneles é gaúcho, natural de Canguçu e hoje residente e domiciliado em Arroio Grande. Advogado, atua nas mais diversas áreas do Direito. Apaixonado pela cultura gaúcha, já participou (como integrante e ensaiador) de diversos grupos de danças e também participou de festivais de declamação. Desde 2008 edita, administra e mantém o PROSA GALPONEIRA. {facebook#https://www.facebook.com/italo.dorneles} {twitter#http://twitter.com/italodornelesrs} {google#https://plus.google.com/+ÍtaloDorneles} {youtube#http://www.youtube.com/c/%C3%8DtaloDorneles} {instagram#https://www.instagram.com/italodornelesrs}

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.