Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Mormo motiva suspensão de cavalgadas em mais 8 cidades

Por Tiago Soares Mais oito cidades do Tocantins tiveram as cavalgadas suspensas após ajustamento de conduta entre o Ministério Público...


Por Tiago Soares

Mais oito cidades do Tocantins tiveram as cavalgadas suspensas após ajustamento de conduta entre o Ministério Público Estadual (MPE), Adapec e Sindicato Rural de Porto Nacional.  A decisão foi tomada como forma de prevenção, até que a doença do mormo seja totalmente erradicada no estado. As cidades são: Brejinho de Nazaré, Porto Nacional, Ipueiras, Monte do Carmo, Silvanópolis, Santa Rita do Tocantins, Oliveira de Fátima e Fátima.

A suspensão valeu a partir desta sexta-feira (26). Além das cavalgadas, a realização de tropeadas ou qualquer tipo de evento aberto que envolva equinos também é proibida.

Os três órgãos argumentaram que além do mormo, nesses eventos não é obrigatório o cadastro da Adapec, portando o controle e a fiscalização dos animais que vão participar fica comprometida.

Outro ponto abordado pelos órgãos é que alguns produtores estariam falsificando exames sanguíneos, dificultando a fiscalização. A proibição dos eventos dificulta essas ações e a proliferação da doença do mormo. Somente eventos em locais fechados e com a autorização da Adapec serão permitidos. Em caso de descumprimento da ordem, os responsáveis vão pagar multa diária de R$ 10 mil.

Foto: Henrique Noronha/CRMV-RS
Fonte: portal G1 e portal MeioRural