Fim das Competições: Entre os projetos do Acampamento Farroupilha


Valter Fraga Nunes, palestrando sobre Tropeirismo no Fraternidade Gaúcha


Gostaria de saudar, na figura do amigo Giovani Tubino, Coordenador da Tradição e do Folclore da Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre, toda a Comissão dos Festejos Farroupilhas por terminar com as disputas entre os galpões, no que tange aos projetos culturais apresentados.

Os mesmos continuarão sendo avaliados e TODOS receberão o certificado, que não deixa de ser uma premiação, intitulada Simões Lopes Neto, ou seja, a obrigatoriedade de apresentação dos projetos continua, o que termina é a disputa entre eles.

No ano passado fui um dos que questionaram tal concurso em face de seu dúbio regramento onde a subjetividade imperava.

Vejam bem:

Em 2015 nosso galpão Fraternidade Gaúcha apresentou o tema Tropeirismo e levamos como palestrante o experiente Valter Fraga Nunes, que ministra uma palestra de suma importância sobre tal atividade que marcou época em nosso Estado. A nota dele, na avaliação dos encarregados, foi máxima, ou seja, dez.

Por coincidência um CTG tinha o mesmo tema (tropeirismo) e também levou o amigo Valter para ilustrar este trabalho que, novamente e merecidamente, acabou levando nota dez.

Para nossa surpresa este CTG acabou classificando-se em terceiro lugar entre os mais de 300 galpões do acampamento e nós... não ficamos nem entre os quarenta melhores.

Na época questionei o resultado e  somente ontem fui saber os "critérios" de desempate, mas é melhor nem expô-los aqui para não causar risos.

A verdade é que projetos diferentes não podem competir em condições de igualdade. Como vou avaliar poesia com gastronomia? ... e com avaliadores distintos entre os galpões?

Por isso, e novamente, parabéns ao Giovani, ao Ademir (da Acamparh), ao MTG, ao IGTF, e a todos que labutam para aprimorar este que é um dos maiores acontecimentos de nossa cidade.

Temos outras novidades, mas como a prosa já está comprida, deixamos para um segundo momento.
 



Fonte: blog do Léo Ribeiro
[facebook][blogger]

Italo Dorneles

{picture#https://scontent.fcwb2-1.fna.fbcdn.net/v/t1.0-9/20031980_1559156280771539_4826566830380784332_n.jpg?_nc_cat=0&oh=31056e35fc0ba042b61a3b826bd6d603&oe=5BD0DC01} O editor Ítalo Oliveira Dorneles é gaúcho, natural de Canguçu e hoje residente e domiciliado em Arroio Grande. Advogado, atua nas mais diversas áreas do Direito. Apaixonado pela cultura gaúcha, já participou (como integrante e ensaiador) de diversos grupos de danças e também participou de festivais de declamação. Desde 2008 edita, administra e mantém o PROSA GALPONEIRA. {facebook#https://www.facebook.com/italo.dorneles} {twitter#http://twitter.com/italodornelesrs} {google#https://plus.google.com/+ÍtaloDorneles} {youtube#http://www.youtube.com/c/%C3%8DtaloDorneles} {instagram#https://www.instagram.com/italodornelesrs}

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.