Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Festejos Farroupilhas na 30ª RT

30ª RT Do MTG/RS CHAMA CRIOULA 2016 – FESTEJOS FARROUPILHAS Histórico Num ambiente em que a sociedade negava hábitos, costumes e tra...


30ª RT Do MTG/RS CHAMA CRIOULA 2016 – FESTEJOS FARROUPILHAS

Histórico

Num ambiente em que a sociedade negava hábitos, costumes e tradições gauchescas, ressurge o sentimento de orgulho das coisas tradicionais que, a rigor, naquele momento só tinham algum destaque quando a Brigada Militar reverenciava a figura do General Bento Gonçalves da Silva, em solenidade que realizava a cada 20 de setembro em frente ao monumento erguido na Av. João Pessoa, em Porto Alegre.

No mês de agosto de 1947, alguns estudantes do Colégio Júlio de Castilhos de Porto Alegre, liderados por João Carlos D’Ávila Paixão Côrtes, fundaram um Departamento de Tradições Gaúchas, junto ao Grêmio Estudantil. O Departamento destinava-se a estimular o desenvolvimento cultural, por meio de reuniões sociais recreativas. Era um movimento estudantil com alunos de diversas camadas sociais e segmentos étnicos, que levantava-se em favor das tradições. O objetivo era achar uma trilha diante da perda da fisionomia regional; combater a descaracterização; reagauchar o Rio Grande. Em suma: procuravam a identidade da terra gaúcha.

Aprovada a idéia, o Grêmio Estudantil do “Julinho”, enviou a Imprensa da Capital, um comunicado, cujo primeiro parágrafo dizia: “O Grêmio Estudantil Júlio de Castilhos, sentindo a necessidade da perpetuação das tradições gaúchas, fundou, aliando aos seus já numerosos Departamentos, o das Tradições Gaúchas, procurando assim, preservar este legado imenso dos nossos antepassados, constituído do amor à liberdade, grandeza de convicções representadas pelo sentimento de igualdade e humanidade”.

No Departamento de Tradições Gaúchas do Grêmio estudantil Júlio de Castilhos decidiram realizar a “1ª Ronda Gaúcha”, que logo passaria a ser chamada de Ronda Crioula. Esta iniciou no dia 7 de setembro, com uma programação que se estendeu até o dia 20 daquele ano de 1947.

O programa previa o acendimento de um Candeeiro Crioulo, o primeiro baile gauchesco que aconteceu no Teresópolis Tênis Club, no dia 20 de setembro à noite, concursos de trajes regionais, palestras, concurso literário e uma série de momentos eqüestres. A decoração do local era feita de apetrechos campeiros (laços, guampas, pelegos, ninhos de João-de-Barro) além de um fogo-de-chão, onde se esquentava água para chimarrão e assava-se uma carne.

Participam como convidados especiais o jornalista e escritor Manoelito de Ornellas e o desenhista de motivos campeiros e declamador gauchesco, Amândio Bicca. A eles coube julgar os gaúchos e as prendas mais tipicamente vestidos, sendo que a presença do ilustre historiador Manoelito de Ornellas, no baile, causou forte impressão ao proferir um inflamado discurso às causas regionalistas, manifestando sua crença naqueles jovens e nos objetivos a que se propunham alcançar. À beira de um verdadeiro fogo-de-chão, mateando e tomando café-de-chaleira, Barbosa Lessa ventilou a idéia de fundar uma agremiação civil gauchesca. Iniciava-se aí o tradicionalismo como força viva popular.

Esta Ronda Crioula foi, na verdade, a precursora da Semana Farroupilha, oficializada somente 17 anos mais tarde, através da Lei Estadual 4.850, de 11 de dezembro de 1964.

Paixão Côrtes, que dirigia o Departamento foi procurar o Presidente da Liga de Defesa Nacional e disse-lhe que gostaria de retirar uma centelha do Fogo Simbólico da Pátria no momento da sua extinção no dia 7 de setembro e transportá-la até o Colégio Júlio de Castilhos. Lá acenderia um candeeiro típico, num altar cívico como parte das comemorações da Ronda Gaúcha, no que foi autorizado.

Naquele ano de 1947, a Liga de Defesa Nacional, presidida pelo Major Darci Vignoli incluiu na programação alusiva à Semana da Pátria, a transladação dos restos mortais do General Farroupilha David Canabarro, de Sant’Ana do Livramento para o Panteão da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia, em Porto Alegre. Para este acontecimento tão importante, entendeu o Major Vignoli que era do maior significado cívico que a guarda de honra fosse composta por uma representação de gaúchos tipicamente trajados, que traduzisse a alma da terra e o espírito farroupilha. Pessoas que lembrassem os tempos gloriosos dos nossos estancieiros e suas peonadas, que enfrentaram durante 10 anos todo o Império.

Diante da inexistência de uma representação com estas qualidades, o Presidente da Liga solicitou ao Departamento de Tradições do “Julinho” um piquete de gaúchos para montar guarda à urna com os restos mortais do grande Herói Farrapo.

Com muito custo Paixão conseguiu mais cinco jovens para a empreitada, totalizando oito componentes.

Estava formado o Piquete da Tradição, grupo esse que passaria para a história, no 1º Congresso realizado em julho de 1954 em Santa Maria, quando foi batizado como o “Grupo dos Oito”.

Próximo da meia-noite do dia 7 de setembro de 1947, os jovens, João Carlos D’Ávila Paixão Côrtes, Cyro Dutra Ferreira e Fernando Machado Vieira, devidamente montados, aguardavam junto a Pira.

Chegando o momento da extinção do Fogo Simbólico da Pátria, foram chamados para a retirada da centelha, conforme haviam acordado. Paixão Côrtes subiu ao topo da Pira com um archote improvisado, feito de estopa embebida em querosene presa a ponta de um cabo de vassoura e solenemente acendeu aquela que seria a primeira Chama Crioula. Dali, os três cavaleiros, conduziram a galopito a centelha até o “Julinho”, onde acenderam o Candeeiro Crioulo.

A Chama Crioula é o fogo que simboliza fertilidade, calor, claridade, ardor, paixão, hospitalidade e coragem. Simboliza, enfim, a Tradição Gaúcha. Representa o gaúcho idealizado no espírito heróico dos Farroupilhas, com os ideais de justiça e liberdade, visando a aproximação dos povos.

Chama Crioula 2016 na 30ª RT Do MTG/RS
No ano de 2016 a Chama Crioula que foi acessa dia 13/08/2016 na cidade de Triunfo/RS, terá a seguinte programação na 30ª RT:
PROGRAMAÇÃO:
Data: de 31/08 a 08/09
Cavalgada de busca da Chama Crioula 2016, terá como roteiro
DATA      ROTEIRO                               
30/08               concentração  CTG Estância do Campo Grande - EV                  
31/08               CTG Estância do Campo Grande em direção ao Parque Centenário – Montenegro
01/09               Parque Centenário Montenegro em direção ao x CTG Estância Vendinha – Triunfo
02/09               CTG Estância Vendinha em direção ao Parque Camboatá - Triunfo
03/09               Parque Camboatá Triunfo em direção ao Parque Centenário – Montenegro
04/09               Descanso Parque Centenário – Montenegro
05/09               Parque centenário Montenegro x  CTG Capivarense – Lindolfo Collor
06/09               CTG Capivarense x DTG Porteira Aberta – Dois Irmãos
07/09               DTG Porteira Aberta x Desfile Cívico em Dois Irmãos
08/09               Parada Descanso DTG Porteira Aberta
Data: 09.09.2016
Local: DTG Porteira Aberta - Dois Irmãos
Concentração DTG Porteira Aberta DI
Jantar, por adesão
 
Local Sem Galpão para pouso, demais estrutura de acampamento Luz/Banheiros disponíveis.
 
Data:10.09.2016
Local: DTG Porteira Aberta – Dois Irmãos
Horário: 06h00min  - Alvorada Festiva
Horário: 07h00min – café Da Manha, por adesão.
Horário: 08h00min – desfile por Dois Irmãos
Local: ACTG Portal da Serra -  Dois Irmãos
Horário: 09h30min – Recepção Cavalarianos
Horário: 10h00min - Cerimônia Expansão Chama Crioula 2016
Horário: 12h: 00min – Almoço ACTG Portal da Serra, por adesão.
 
GUARDA DE HONRA 2016
AIRTON JOSE KREWER
CTG GARRAO DA SERRA-MORRO REUTER
CESAR LUIS BARBOZA
ACTG PORTAL DA SERRA-DOIS IRMAOS
DERCI ALVES
CTG ESSENCIA DA TRADIÇÃO-NOVO HAMBURGO
ELIO PAULO NICOLA
ACTG PORTAL DA SERRA-DOIS IRMAOS
ERNESTO BORTOLI
CTG SERIGOTE-ESTANCIA VELHA
JOSE ADEMIR KAEFER
ACTG PORTAL DA SERRA-COIS IRMAOS
JOSE DIAS PORTAL
CTG ESSENCIA DA TRADIÇÃO-NOVO HAMBURGO
JURANDIR HUMBERTO DA CRUZ
CTG GARRAO DA SERRA-MORRO REUTER
NEVAL NUNES
CTG ESSENCIA DA TRADIÇÃO-NOVO HAMBURGO
ORMAR MARCOLIN
CTG GAUDERIOS DA SAUDADE-ESTANCIA VELHA
SERGIO ATANASIO DE ALMEIDA
CTG ESSENCIA DA TRADIÇÃO-NOVO HAMBURGO


Com a expectativa de 500 Cavalarianos na cerimônia de expansão da Chama Crioula 2016, dos doze municípios que compõem a base territorial da 30ª RT e municípios vizinhos, serão neste ato, iniciados oficialmente os festejos Farroupilhas 2016 na 30ª RT Do MTG/RS tendo o Município de Dois Irmãos como anfitrião deste evento.
 

VISITE NOSSA PAGINA NO FACEBOOK - www.facebook.com/30aRegiaoTradicionalista

Carlos Alberto Moser
Coordenador 30ªRT Do MTG/RS -25 ANOS
Trabalho + Parceria = Resultado
Cel: (051) 8592 3820