Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Desafio Farroupilha, a Dança das Invernadas

O público começa a conhecer neste sábado, ao meio-dia, as histórias dos dois primeiros semi-finalistas do Desafio Farroupilha, a Dança d...


O público começa a conhecer neste sábado, ao meio-dia, as histórias dos dois primeiros semi-finalistas do Desafio Farroupilha, a Dança das Invernadas, o reality de danças tradicionais gaúchas realizado pelo Jornal do Almoço, da RBS TV. Durante três meses, a dupla César Oliveira e Rogério Melo percorreu o estado para selecionar os participantes entre os cerca de 1200 grupos existentes no Rio Grande do Sul, segundo cálculos do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG).

No terceiro de uma série de oito episódios, os músicos visitam as invernadas juvenil do CTG M’ Bororé, de Campo Bom e adulta do DTG Clube Juventude, de Alegrete. Também disputam o Desafio o CTG João Sobrinho, de Capão da Canoa, CTG Ronda Charrua, de Farroupilha, GAN Ivi Maraé, de São Leopoldo, CTG Tiarayu, de Porto Alegre, DTG Noel Guarany, de Santa Maria e CTG Sentinela da Querência, de Erechim.

A escolha dos oito selecionados foi realizada a partir de indicações feiras pelas redes sociais e pelo portal G1RS. Foram milhares de textos, fotos e vídeos examinados pela dupla e pela produção do programa, que consideraram o histórico de vitórias em festivais e rodeios, bem como relatos de mobilização e de superação. Um dos grupos selecionados, por exemplo, não possui sede e já teve que ensaiar em mais de 20 locais diferentes em dois anos. Até frigorífico e oficina mecânica serviram de palco aos dançarinos.

Além da apresentação dos dois primeiros grupos, o episódio deste sábado também trará um depoimento inédito do folclorista Paixão Côrtes, responsável por pesquisar as principais danças tradicionais gaúchas.
-O publico terá acesso a um universo jamais imaginado. Ficamos surpresos com as demonstrações de superação, dedicação, foco e união, sem qualquer benefício financeiro, observa César Oliveira.

A série Desafio Farroupilha começou em 2014, quando o músico Cristiano Quevedo venceu o desafio de aprender a laçar. Na segunda edição, ano passado, César Oliveira & Rogério Melo foram desafiados a escolher o novo talento da música gaúcha: o cantor Fernando Saccol, de Santa Maria. Agora, partem para o segmento das danças tradicionais gaúchas, que segundo cálculos do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), reúne 30 mil dançarinos em pelo menos 1200 invernadas de danças.
-O Desafio nos é muito familiar porque viemos desse meio. Assim, o projeto nos traz recordações maravilhosas, anima-se Rogério Melo, que juntamente com César Oliveira, iniciou a carreira artística em grupos de CTGs.

Os outros episódios Desafio 2016 serão exibidos nos dias 2, 3, 9, 10 às sextas-feiras, e aos sábados, no Jornal do Almoço, com a grande final no sábado, 17 de setembro, direto do Acampamento Farroupilha de Porto Alegre, quando será escolhido o grande campeão entre os dois grupos finalistas. Eles terão de cumprir uma missão, um “desafio”, ao vivo. Quem melhor desempenhar a tarefa, levará o troféu de primeiro lugar. Também nesse dia, será anunciado o vencedor do voto popular, que já possui mais de 100 mil indicações via G1RS.


Fonte: Zero Hora e facebook do César Oliveira & Rogério Melo