Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Chama Crioula: multiplica-se pelos caminhos do RS

Ao lado do coordenador Dalmo Mayer, patrono dos festejos farroupilhas de Venâncio Aires, João Moacir Laufer Ferreira participou da cerim...

Ao lado do coordenador Dalmo Mayer, patrono dos festejos farroupilhas de Venâncio Aires, João Moacir Laufer Ferreira participou da cerimônia, no repasse de uma centelha, aos cavalarianos do município e 24ª RT
Foto: Beatriz Colombelli / Folha do Mate


O município de Triunfo foi sede do acendimento da Chama Crioula, neste sábado, 13, quando cerca de 800 cavalarianos participaram da solenidade, segundo a comissão organizadora. A centelha recebida pelos coordenadores das Regiões Tradicionalistas (RTs), ao som da música-tema dos festejos farroupilhas "República das Carretas", temática que norteia as atividades farroupilhas, foi entregue pelo patrono dos festejos no Rio Grande do Sul, Zeno Dias Chaves, acompanhado do presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Nairo Callegaro e da 1ª Prenda do RS, Roberta Jacinto, autoridades municipais de Triunfo, coordenadoria da 15ª Região, sede do evento, e autoridades tradicionalistas, os discursos foram todos de agradecimento e reverência ao símbolo maior dos gaúchos. Representantes de Joínvile (SC) buscaram a sua centelha.

Homenagem ao MTG, pela passagem do cinquentenário, foi expressada por jovens representando as 30 RTs), juntamente com o Departamento Jovem Central do MTG. Oito jovens de a cavalo simbolizaram o "grupo dos oito", pioneiros do movimento organizado, em 1947.

Região e Venâncio Aires
Coordenador da 24ª RT, Dalmo Inácio Mayer e o capataz campeiro da Região, Davi Musskopff, receberam a centelha oficial que foi repassada aos cavalarianos, de Venâncio Aires e da Região, que desfilaram na pista do Parque Camboatá, local da solenidade. Segundo Mayer, o grande número de cavalarianos regionais no ato demonstram a integração dos seus associados. Ao lado do coordenador, patrono da Semana Farroupilha de Venâncio Aires, João Moacir Laufer Ferreira, após a cerimônia, participou da da entrega de uma centelha aos cavalarianos.

Na Capital do Chimarrão, uma centelha trazida de Triunfo acenderá o candeeiro municipal, com a presença do prefeito Airton Artus, na quinta-feira, 18, à noite, no Galpão Morada Velha, Parque do Chimarrão. A abertura oficial da Semana Farroupilha, em Venâncio ocorre no dia 13 de setembro.

 Segundo a coordenadoria, ainda, na noite, da entrega da centelha ao chefe do executivo, também será realizado o lançamento da Inter-regional do Encontro de Artes e Tradições Gaúchas (Enart), com a presença da diretoria do MTG e também dirigentes da Associação Tradicionalista Venãncio-Airense (ATVA) e seus associados. A etapa do Enart ocorre em Venâncio nos dias 24 e 25 de setembro.


Fonte: portal Folha do Mate