Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Centelhas da Chama Crioula chegam a Venâncio

Prefeito Airton Artus recebeu representantes de cinco entidades tradicionalistas com suas centelhas Foto: Beatriz Colombelli / Folha do M...

Prefeito Airton Artus recebeu representantes de cinco entidades tradicionalistas com suas centelhas
Foto: Beatriz Colombelli / Folha do Mate


Na quinta-feira, 18, à noite, durante solenidade no Galpão Morada Velha, Parque Municipal do Chimarrão, foi oficializada a Chama Crioula de Venâncio Aires. Cinco entidades tradicionalistas apresentaram ao prefeito, Airton Artus, seus candeeiros com a centelha acesa em Triunfo, no último fim de semana. O símbolo dos gaúchos continuará sob guarda dos cavalarianos em suas entidades. No dia 13 de setembro, todas as entidades filiadas à Associação Tradicionalista Venâncio-Airense (ATVA), e que ainda realizarão suas cavalgadas na busca da centelha, se reúnem para a fusão da Chama Crioula e abertura oficial da Semana Farroupilha.

Em nome dos cavalarianos, Ademar Biguelini, do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Erva-Mate falou da emoção de cumprir mais um compromisso com a tradição gaúcha. Ele que acompanhou sua entidade realizando a 35ª cavalgada. Foram, ainda, apresentadas na noite as centelhas trazidas de Triunfo, pelos Piquetes Parceria Campeira, Cavaleiros da Estrada e Centro de Pesquisas Folclóricas (CPF) Terra de Um Povo. Também presente, o Piquete Regalo Campeiro. Integrou a solenidade, apresentações artísticas com as Invernadas Pré-Mirim, do CTG Erva-Mate e Juvenil do Chaleira Preta. Bárbara Heinen, do CTG Querência da Mata, de Mato Leitão, e Gabriela Chemin do DTG Piazito da Tradição, contemplaram o público com declamações e o peão Eagro Muller, do Chaleira Preta, apresentou passos de chula.

Coordenador da 24ª Região Tradicionalista (24ª RT), Dalmo Inácio Mayer, ao lado do presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Nairo Callegaro; patronos da Semana Farroupilha de Venãncio Aires, João Moacir Laufer Ferreira e Edelmon Gomes de Oliveira; presidente da ATVA, Waldemar de Moraes; secretário municipal da Cultura, Esportes e Turismo, Thomás Lenz; presidente da Câmara de Vereadores de Venâncio Aires, Ademar Melchior, Prendado da 24ª RT, saudou as entidades representadas e tradicionalistas presentes, agradecendo aos cavalarianos que conduziram as centelhas, enaltecendo o gesto e reafirmando a importância do momento para o município que se organiza para vivenciar os festejos farroupilhas.


Entrelaçam-se centelhas e Inter-regional
 
Presidente do MTG, Nairo Callegaro, prefeito Airton Artus, coordenador da 24ª RT e presidente da comissão executiva do evento e vice-presidente, Angela Hammes Rosseti, participaram do ato, com o testemunho de autoridades municipais e tradicionalistas


Dois momentos importantes e de consolidação para os tradicionalistas ocorreram na noite. Se por um lado, a presença das centelhas que significam o abrir das porteiras para as comemorações Farroupilhas, por outro o lançamento da 2ª Inter-regional do Encontro de Artes e Tradições Gaúchas (Enart), que se realiza em Venâncio, pela terceira vez. Com a presença do presidente do MTG, Nairo Callegaro, foi assinado o documento, pelo prefeito Airton Artus, coordenador da 24ª RT, Dalmo Mayer, presidente da ATVA, Waldemar de Moraes e a vice-presidente do evento, Ângela Hammes Rosseti. A partir de então está oficializado o evento na Capital do Chimarrão, que vai ocorrer nos dias 24 e 25 de setembro.

Callegaro, saudou os cavalarianos e destacou o crescimento do Enart, em relação ao ano passado, e disse que mais de 2 mil concorrentes, nas diversas modalidades artísticas devem participar da etapa no município. Acrescentou, ainda, que mesmo diante das atuais dificuldades econômicas, o movimento não pode parar e para isto, esforços se somam. Para o prefeito Airton Artus, que enalteceu o desafio dos cavalarianos, o tradicionalismo tem se consolidado na cidade, 'alcança sua maioridade, é um movimento irreversível', e que tem projetado o município em âmbito estadual e nacional, por meio de suas entidades.

Programação da Semana Farroupilha, comissão executica da Inter-regional e a programação extraoficial do evento, foram anunciadas pelo Peão Farroupilha da 24ª RT, João Antônio Freytag e a 3ª Prenda Juvenil, Bruna Heinen, responsáveis pelo cerimonial da noite.

Comissão executiva da Inter-regional

Presidente: Dalmo Inácio Mayer
Vice-presidente: Ângela Hammes Rossetti
Primeiro tesoureiro: Marcos Cezar Roessler
Segundo tesoureiro: Bruno Niedermeyer
Comercialização de espaços: Luana Pereira
Recepção: Prendado da 24ª Região Tradicionalista
Alojamento: Luce Carmen Mayer e Glademir Rosseti


Fonte: portal Folha do Mate