Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

ATVA anuncia Patronos da Semana Farroupilha

Durante reunião, o médico veterinário Antônio Werner, da Inspetoria de Venâncio Aires, também orientou para a emissão da Guia de Transpo...

Durante reunião, o médico veterinário Antônio Werner, da Inspetoria de Venâncio Aires, também orientou para a emissão da Guia de Transporte Animal (GTA) para os festejos farroupilhas
Foto: Divulgação


Em reunião da Associação Tradicionalista Venâncio-Airense (ATVA), realizada na noite de terça-feira, 2, foram definidos os homenageados da Semana Farroupilha de Venâncio Aires. Os tradicionalistas João Moacir Ferreira, integrante do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Erva-Mate e Edelmon Gomes de Oliveira, do Piquete Parceria Campeira serão os "patronos" dos festejos, no ano em que a temática se refere à "República das Carretas".

Patronos

Conhecimento e vivência foram os itens avaliados pela diretoria da Associação, em relação aos nomes escolhidos. O advogado e professor João Moacir Ferreira é palestrante da história, feitos e fatos farroupilhas e tem levado estes conhecimentos para todos os recantos de Venâncio Aires e também fora dele. Ele também foi o porta-voz, juntamente, com outros tradicionalistas, no 55º Congresso Tradicionalista, no ano de 2007, em Santa do Livramento, para reivindicar o Acendimento da Chama Crioula, para a Capital do Chimarrão. Fato que foi amadurecendo e veio a ocorrer em 2012, com apoio da ATVA e Administração Municipal.

O tradicionalista, Edelmon Gomes de Oliveira traz na sua história o uso da pilcha desde criança bem como as suas lides campeiras sempre ligado a entidades tradicionalistas e rodeios. 
 
João Moacir Laufer Ferreira integra o CTG Erva-Mate
Foto: Arquivo Pessoal


Edelmon Gomes de Oliveira é integrante do Parceria Campeira

Nesta quinta-feira, 4, os homenageados recebem o convite oficial, na sede do Parceria Campeira, no Parque do Chimarrão. O primeiro compromisso dos homenageados será no Acendimento da Chama Crioula e distribuição das centelhas, que ocorrerá no dia 13, em Triunfo. Também no dia 17, em cerimônia com jantar e apresentações artísticas, a centelha recebida em Triunfo, será entregue ao prefeito de Venâncio Aires, Airton Artus, no Galpão Morada Velha. A programação dos festejos, em Venâncio, se iniciam no dia 3 de setembro, conforme programação extraoficial.

Durante a reunião, da ATVA, também a presença do médico veterinário Antônio Werner. O profissional orientou aos tradicionalistas para a emissão da Guia de Transporte Animal (GTA), para os festejos farroupilhas. Segundo informações da diretoria da ATVA, será criado um evento da Semana Farroupilha, junto à inspetoria, na qual todas as guias serão emitidas. O documento é indispensável à participação dos cavalos no desfile do dia 20 de setembro, bem como para a participação na festa campeira que integra as programações dos festejos. A responsabilidade geral ficará a cargo de cada patrão, os quais deverão apresentar um lista dos participantes e será feita A fiscalização por amostragem. Já para os animais não pertencentes à entidade registrada, estes serão fiscalizados individualmente.

Programação extraoficial dos Festejos Farroupilhas

13 de agosto (sábado)
Participação na Solenidade de Acendimento da Chama Crioula e distribuição das centelhas, em Triunfo
24 de agosto (quarta-feira)
- Palestra sobre o tema dos Festejos Farroupilhas "A República das Carretas" (local e palestrante a confirmar)
3 de setembro (sábado)
Início da Festa Campeira do Piquete Parceria Campeira, no Parque Municipal do Chimarrão
4 de setembro (domingo)
- Continuação da Festa Campeira
- Mateada e palestra alusiva ao Dia do Jovem Tradicionalista comemorado no dia 5 de setembro (programação a ser concluída)

10 de setembro (sábado)
Concurso de Prendas e Peões da ATVA
11 de setembro (domingo)
- Circuito de Danças Tradicionais da 24ª Região Tradicionalista no CTG Chaleira Preta, com domingueira (outras modalidades e programação a confirmar)
13 de setembro (terça-feira)
14h - Abertura oficial da Semana Farroupilha de Venâncio Aires com homenagem ao Patrono dos Festejos de Venâncio Aires e fusão das centelhas
- Show (local e horário a confirmar)
- Início do Acampamento Farroupilha no Parque Municipal do Chimarrão
14 de setembro (quarta-feira)
- Tradicional encontro para escolas vizinhas e apresentações culturais. Promoção do CTG Lenço Branco, na sede em Linha Cerro dos Bois
16 de setembro (sexta-feira)
- Missa Crioula (horário e local a ser confirmado)
- Show (horário e local a confirmar)
17 de setembro (sábado)
- Fandango da Prenda Jovem e início da Festa Campeira da ATVA
18 de setembro (domingo)
- Continuação da Festa Campeira e Encontro de Invernadas Artísticas
19 de setembro (segunda)
- Show (local e horário a confirmar)
20 de setembro (terça-feira)
- Desfile Temático na rua Osvaldo Aranha, no dia 20 de setembro e outras atividades de integração
Cavalgadas realizadas pelas entidades a Triunfo, também integram os festejos - a serem confirmadas.

(Fonte: ATVA)


Tema dos festejos farroupilhas e sua abordagem: 'República das Carretas'

1 - República, uma ideia: Res + publica (coisa de todos)
2 - Revolução Francesa e maçonaria: veículos de divulgação
3 - A proclamação da República - Antonio de Souza Neto nos Campos do Seival
4 - A instalação da República Rio-grandense - Eleição do Primeiro Governo. Piratini
5 - Os Italianos na Revolução - republicanos e carbonários
6 - A imprensa - todos os jornais da República Rio-grandense
7- A organização do Governo - As carretas como meio de transporte dos documentos
8 - A bandeira Farroupilha, o Hino Farroupilha e o Brasão: símbolos de República Rio-grandense
9 - O fim da República - Ponche Verde. Um acordo para fim das hostilidades
10 - Ressurge a República com a Proclamação no Brasil em 1889 - Deodoro da Fonseca e Benjamin Constant. No Rio Grande do Sul, Julio de Castilhos e Borges de Medeiros.

" O tema dos Festejos Farroupilhas de 2016, quando se comemoram os 180 anos da proclamação da República Rio-grandense, será "República das Carretas". A apresentação do tema, definido após deliberação realizada no dia 22 de outubro pela Comissão dos Festejos, foi realizada durante o 64º Congresso Tradicionalista Gaúcho, realizado de 8 a 10 de janeiro em Bento Gonçalves, pelo presidente do IGTF - Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore, Luis Vinicius Brum." (Fonte: Site Festejos Farroupilhas)


Fonte: portal Folha do Mate