Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Apresentado o caderno da Semana Farroupilha de Ijuí

Desfile Farroupilha vai falar sobre a República das Carretas Aconteceu na noite desta segunda-feira (29), nas dependências do CTG Clu...



Desfile Farroupilha vai falar sobre a República das Carretas


Aconteceu na noite desta segunda-feira (29), nas dependências do CTG Clube Farroupilha de Ijuí a entrega do caderno da Semana Farroupilha, para as autoridades, imprensa e público em sua essência tradicionalista.
 
Na ocasião, o presidente da Associação Tradicionalista Querência Gaúcha (ATQG) João Argeu de Godói falou sobre a importância de se manter a tradição com os jovens. Por outro lado, o secretário municipal de Cultura Esporte e Turismo, Sergio Correa disse que acredita na realização de um grande desfile farroupilha. Já Altemir Tomé da Cruz, patrão do CTG Farroupilha versou sobre a importância da manutenção dos jovens nos Centros de Tradição. Ele afirmou que sua família já está na quarta geração e que esses jovens são a certeza da manutenção da tradição gaúcha.
 
O desfile Farroupilha de 20 de setembro em Ijuí, que este ano vai homenagear o tradicionalista José Getúlio de Souza, falecido em 2013, tem como tema a República das Carretas.
 
Para este ano, as entidades tradicionalistas vão se organizar em grandes grupos. O primeiro deles a se apresentar vai ser o Grupo de Folclore Chão Batido, que vai falar da “República como uma ideia”.
 
O CTG Velho Vargas vem na sequencia falando sobre a “Revolução Francesa e Maçonaria”. Depois vem o Grupo de Folclore Chaleira Preta apresentando a “Proclamação da República – Antônio de Souza Neto nos campos de Seival”.
 
O Grupo de Folclore Fogo de Chão, por sua vez vai versar sobre “A instalação da República Rio-grandense”. A seguir desfila o CTG Avô Maragato que vai retratar o tema “Os italianos na revolução”. Já o CTG Laureano Medeiros vai dar voz “A imprensa” com os jornais republicanos da época.
 
O desfile continua com o CTG Clube Farroupilha falando da “Organização do Governo – As carretas como meio de transporte dos documentos”. Pelo Grupo de Arte Nativa Cabo Toco vamos ver “A Bandeira Farroupilha, o Hino Farroupilha e o Brasão, os símbolos da República Rio-grandense”. O desfile vai encerrar com o Centro de Cultura Nativa Piazito Carreteiro que vai levar para a pista o subtema “O fim da República – Ponche Verde. Um acordo para fim das hostilidades”.
 
O desfile Farroupilha em Ijuí está programado para acontecer no dia 20, a partir das 09 horas.


Fonte: Rádio Progresso do Ijuí