Apresentado o caderno da Semana Farroupilha de Ijuí



Desfile Farroupilha vai falar sobre a República das Carretas


Aconteceu na noite desta segunda-feira (29), nas dependências do CTG Clube Farroupilha de Ijuí a entrega do caderno da Semana Farroupilha, para as autoridades, imprensa e público em sua essência tradicionalista.
 
Na ocasião, o presidente da Associação Tradicionalista Querência Gaúcha (ATQG) João Argeu de Godói falou sobre a importância de se manter a tradição com os jovens. Por outro lado, o secretário municipal de Cultura Esporte e Turismo, Sergio Correa disse que acredita na realização de um grande desfile farroupilha. Já Altemir Tomé da Cruz, patrão do CTG Farroupilha versou sobre a importância da manutenção dos jovens nos Centros de Tradição. Ele afirmou que sua família já está na quarta geração e que esses jovens são a certeza da manutenção da tradição gaúcha.
 
O desfile Farroupilha de 20 de setembro em Ijuí, que este ano vai homenagear o tradicionalista José Getúlio de Souza, falecido em 2013, tem como tema a República das Carretas.
 
Para este ano, as entidades tradicionalistas vão se organizar em grandes grupos. O primeiro deles a se apresentar vai ser o Grupo de Folclore Chão Batido, que vai falar da “República como uma ideia”.
 
O CTG Velho Vargas vem na sequencia falando sobre a “Revolução Francesa e Maçonaria”. Depois vem o Grupo de Folclore Chaleira Preta apresentando a “Proclamação da República – Antônio de Souza Neto nos campos de Seival”.
 
O Grupo de Folclore Fogo de Chão, por sua vez vai versar sobre “A instalação da República Rio-grandense”. A seguir desfila o CTG Avô Maragato que vai retratar o tema “Os italianos na revolução”. Já o CTG Laureano Medeiros vai dar voz “A imprensa” com os jornais republicanos da época.
 
O desfile continua com o CTG Clube Farroupilha falando da “Organização do Governo – As carretas como meio de transporte dos documentos”. Pelo Grupo de Arte Nativa Cabo Toco vamos ver “A Bandeira Farroupilha, o Hino Farroupilha e o Brasão, os símbolos da República Rio-grandense”. O desfile vai encerrar com o Centro de Cultura Nativa Piazito Carreteiro que vai levar para a pista o subtema “O fim da República – Ponche Verde. Um acordo para fim das hostilidades”.
 
O desfile Farroupilha em Ijuí está programado para acontecer no dia 20, a partir das 09 horas.


Fonte: Rádio Progresso do Ijuí
Marcadores:
[blogger][facebook]

Italo Dorneles

{picture#https://scontent.fcwb2-1.fna.fbcdn.net/v/t1.0-9/20031980_1559156280771539_4826566830380784332_n.jpg?_nc_cat=0&oh=31056e35fc0ba042b61a3b826bd6d603&oe=5BD0DC01} O editor Ítalo Oliveira Dorneles é gaúcho, natural de Canguçu e hoje residente e domiciliado em Arroio Grande. Advogado, atua nas mais diversas áreas do Direito. Apaixonado pela cultura gaúcha, já participou (como integrante e ensaiador) de diversos grupos de danças e também participou de festivais de declamação. Desde 2008 edita, administra e mantém o PROSA GALPONEIRA. {facebook#https://www.facebook.com/italo.dorneles} {twitter#http://twitter.com/italodornelesrs} {google#https://plus.google.com/+ÍtaloDorneles} {youtube#http://www.youtube.com/c/%C3%8DtaloDorneles} {instagram#https://www.instagram.com/italodornelesrs}

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.