Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

'Revista' mostrou as tradições dos gaúchos que vivem aqui na região

'Revista' deste sábado (16) mostrou as tradições dos gaúchos (Foto: Rio Sul Revista) O Rio Sul Revista deste sábado (16) mostro...

'Revista' deste sábado (16) mostrou as tradições dos gaúchos (Foto: Rio Sul Revista)


O Rio Sul Revista deste sábado (16) mostrou a força da cultura gaúcha, mantida viva onde quer que tenha gente do Rio Grande do Sul, há quilômetros da terra natal.

E o programa começou essa viagem cultural com a dança, com peões e prendas mostrando como é um baile gaúcho.

Os rapazes são cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras e, como outros tantos alunos e oficiais que vieram do sul do país, fazem parte do Centro de Tradições Gaúchas. As moças, ou prendas, são aqui da região mesmo, mas se renderam à cultura dos Pampas.

Dá para reparar que todos os meninos estão usando bombachas, as calças típicas de lá. E nos pés, quando não usam botas, estão com alpargatas.

Mas o que é preciso para ser uma boa prenda? E qual o segredo do peão para dançar? Na hora da Chula, a dança vira um verdadeiro desafio para os pés!

A apresentação é em uma festa junina da Aman e, entre as barraquinhas de comidas típicas, não poderia faltar as delícias do sul do país. Na barraca gaúcha tem as paisagens dos Pampas no telão e roda de viola para matar a saudade: enquanto eles cantavam, o Arroz de Carreteiro era preparado!

Para esquentar as noites frias, os gaúchos costumam tomar Vinho Quente, que é muito parecido com o que a gente conhece por aqui: leva vinho, cachaça e algumas especiarias. A diferença é que eles servem o vinho quente junto com uma gemada. Teresa Freitas aprovou!

Em festa gaúcha não pode faltar o famoso Fogo de Chão e a Costelada. É preciso paciência e técnica para fazer esse prato típico.

Mas qual será o sucesso do churrasco do sul? O certo é que boa parte das churrascarias aqui da região é de gaúchos. Teresa Freitas visitou uma em que donos e todos os funcionários vêm de uma mesma cidade: Sarandi.

Fim de semana combina com futebol. Na churrascaria, todos torcem para o Grêmio. Quer dizer, quase todos, já que tem um Colorado, torcedor do Internacional.

E não é que o Grêmio veio jogar em Volta Redonda? A torcida tricolor tem fama de ser fanática. As gaúchas que moram aqui no estado do Rio são prova disso e torcem para o Grêmio em qualquer lugar.

Confira a matéria no vídeo.


Fonte: portal GShow / Rio Sul Revista