Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Paixão Cortês será homenageado na 6ª Tertúlia Maçônica

Léo Ribeiro, Paixão Côrtes e Tadeu Pedro Drago É costume a cada edição a Tertúlia Maçônica da Poesia Crioula homenagear uma entidade e ...

Léo Ribeiro, Paixão Côrtes e Tadeu Pedro Drago

É costume a cada edição a Tertúlia Maçônica da Poesia Crioula homenagear uma entidade e um Irmão que tenham relevantes serviços prestados a cultura de nosso Estado. Já foi assim com os Obreiros Alcy de Vargas Cheuiche, Telmo de Lima Freitas, Leonardo, Paulinho Pires e Tadeu Martins.

Em sua 6ª edição, que acontecerá no dia 13 de agosto, no Teatro do SESC (Av. Alberto Bins 665 - Centro Histórico - Porto Alegre) o escolhido pelo Piquete Fraternidade Gaúcha, organizadores do evento, foi o folclorista João Carlos D'Avila Paixão Côrtes (a entidade homenageada é o MTG, em seu cinquentenário).    

Ontem a tarde, quinta-feira, dois dias após desta lenda viva completar 89 anos, o Gão-Mestre da Maçonaria do Grande Oriente do Rio Grande do Sul (GORGS) Tadeu Pedro Drago e eu fomos formalizar o convite.
 
O que nos deixou mais contentes foi ver um Paixão Côrtes alegre e falante. Nem parece uma pessoa de avançada idade que a recém passou dois meses no hospital Ernesto Dornelles, entre o quarto e o CTI. Com muita disposição nos relatou de seus diversos projetos e de um livro que está no prelo com... 700 páginas.
 
Com uma memória privilegiada contou-me que lá na minha terra, as Contendas, no interior de São Francisco de Paula, recolheu a dança "Chico do Porrete" que deu origem a Dança dos Facões. Seu único lamento e não ver nos horizontes mais gente seguindo seus passos de pesquisador.

E nos garantiu que na data aprazada se fará presente, com muita honra, em nosso evento poético.  
 
Que o Grande Arquiteto do Universo o conserve assim por muitos e muitos anos.


Fonte: blog do Léo Ribeiro