Escola do RS tem bolo de erva-mate no cardápio da merenda; veja a receita

Bolo de Erva-Mate leva cobertura feita com leite condensado
Foto: Flávia Tomasini/Divulgação



Localizada no Vale do Taquari, Ilópolis é cidade que mais produz erva-mate no Rio Grande do Sul. Um projeto estimula o usa da planta como ingrediente na merenda escolar. Entre as receitas servidas para os alunos, está o bolo de erva-mate. Veja o passo a passo:


Além de facilitar o processo digestivo, a erva-mate possuiu vitimas C e D. A nutricionista Thais Ghelen ressalta a importância de incluir o vegetal no cardápio das crianças e adolescentes.

"Um dos estudos mais recentes é de que a erva-mate tem poder antioxidante prevenindo doenças cardiovasculares, então nada mais importante que estar agregando isso a alimentação escolar", explica Thais.

Ingredientes para o bolo:
- 2 xícaras de água fervente
- 1 uma xícara de erva-mate
- 4 ovos
- 2 xícaras de açúcar
- 1 xícara de óleo
- 2 xícaras de farinha de trigo
- 1 colher de sopa de fermento químico

Modo de preparo:
1 - Faça um chá com a erva-mate e a água fervente, mexa bem a mistura, coe e reserve. Bata as claras em neve com a metade do açúcar e reserve.
2 - Bata as gemas, com o restante do açúcar e adicione o chá de erva-mate, batendo por mais 5 minutos. Aos poucos, acrescente a farinha peneirada.
3 - Com a batedeira desligada, acrescente as claras e o fermento. Mexa delicadamente. Coloque a massa pra assar em uma forma untada.

Ingredientes para a cobertura:
- 1 xícara de leite condensado
- suco de 1 limão

Modo de preparo:
Mistura e leite condensado com o suco de limão e bata até formar um creme consiste. Espalhe sobre o bolo ainda morno.

Veja o vídeo, clicando aqui.


Fonte: portal G1 - Rio Grande do Sul
Marcadores: ,
[facebook][blogger]

Italo Dorneles

{picture#https://scontent.fcwb2-1.fna.fbcdn.net/v/t1.0-9/20031980_1559156280771539_4826566830380784332_n.jpg?_nc_cat=0&oh=31056e35fc0ba042b61a3b826bd6d603&oe=5BD0DC01} O editor Ítalo Oliveira Dorneles é gaúcho, natural de Canguçu e hoje residente e domiciliado em Arroio Grande. Advogado, atua nas mais diversas áreas do Direito. Apaixonado pela cultura gaúcha, já participou (como integrante e ensaiador) de diversos grupos de danças e também participou de festivais de declamação. Desde 2008 edita, administra e mantém o PROSA GALPONEIRA. {facebook#https://www.facebook.com/italo.dorneles} {twitter#http://twitter.com/italodornelesrs} {google#https://plus.google.com/+ÍtaloDorneles} {youtube#http://www.youtube.com/c/%C3%8DtaloDorneles} {instagram#https://www.instagram.com/italodornelesrs}

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.