Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Casa de Ensaio completa 20 anos e encena peça que faz homenagem a cultura gaúcha

A peça fala das brincadeiras da infância, das danças e das músicas gaúchas que dão significado ao trabalho e ao mesmo tempo, aproximam o...

A peça fala das brincadeiras da infância, das danças e das músicas gaúchas que dão significado ao trabalho e ao mesmo tempo, aproximam os dois estados
Foto: Divulgação



O Rio Grande do Sul e o Mato Grosso do Sul sempre estiveram muito próximos quando se trata de cultura. Povoado por gaúchos, o Mato Grosso do Sul tem muita influência dos pampas. A erva mate, ingrediente principal do delicioso Tereré, é prova disso. Enquanto aqui ela é tomada geladinha ou com a água fresca tirada direta dos rios pantaneiros, lá é na cuia com água quente que ela tem vez.

Mas as diferenças nunca foram problemas entre os povos e para homenagear o Rio Grande do sul que tanto nos influenciou em nossa cultura, e comemorar 20 anos de trabalho, a Casa de Ensaio, fundada por sua criadora artística Laís Dória, estreia na próxima quinta-feira (14-07) a peça “Mestre Tereré no Rio Grande de Sul”.

O texto, escrito pelo dramaturgo Artur Monteiro de Barros, fala das brincadeiras da infância, das danças e das músicas gaúchas que dão significado ao trabalho e ao mesmo tempo, aproximam os dois estados.

A peça se desenvolve em uma fazenda pantaneira. Lá Mestre Tereré conta causos e leva os espectadores a percorrer a cultura gaúcha. Estrelada pelos estudantes da casa, crianças e jovens de 8 a 17 anos, o espetáculo fala ainda de algumas insatisfações com nomes e apelidos que tanto cercam esta fase da vida. Aproveitando um dia de chuva, Mestre Terere, reúne a criançada no galpão e tenta resolver os problemas da molecada, contando vários causos para amenizar a polêmica que envolve os apelidos.

A historia que aconteceu na Fazenda Areinha, situada no coração dos pampas gaúcho, é pano de fundo para o desenvolver da história que traz lendas e pinceladas sobre o Rio Grande do Sul.

O espetáculo começa na quinta (14-07) e continua na sexta (15-07) e sábado (16-07) em duas sessões 17h e 19:30h no Teatro Prosa/SESC Horto, localizado na Rua Anhanduí, 200, Centro. A entrada é Franca. É recomendável chegar antes para pegar as senhas na bilheteria.

Fonte: portal Diario Digital