Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Érico Veríssimo, o pai de Clarissa

Peça O Sobrado integra comemorações dos 110 anos de nascimento de Erico Verissimo FELIPE RAMALHO/DIVULGAÇÃO/JC Rodrigo Ferreira J...

Peça O Sobrado integra comemorações dos 110 anos de nascimento de Erico Verissimo
FELIPE RAMALHO/DIVULGAÇÃO/JC


Rodrigo Ferreira

Já se passaram 110 anos do nascimento de Erico Verissimo, um dos maiores escritores brasileiro. Autor de Clarissa (1933, sua obra de estreia) e do mítico O tempo e o vento, entre outras grandes obras, Verissimo é tema de uma programação especial que começa hoje e segue até o próximo domingo, no Multipalco Theatro São Pedro. A iniciativa é da Secretaria Estadual da Cultura, do Grupo Cerco e da Associação de Amigos do TSP.

Estão previstos um workshop chamado Adaptação da obra literária para a linguagem cênica; o seminário O Sobrado em O Tempo e o Vento: ascensão e queda dos Terra Cambará, além de três sessões do premiado espetáculo O Sobrado.

Uma das responsáveis pela iniciativa, Inês Marocco, diretora do Grupo Cerco e também pesquisadora da cultura gaúcha, comenta os objetivos da programação: "Além de fazer uma homenagem ao Erico, queremos retomar o espetáculo, que há dois anos não é apresentado". Ela ainda revela: "recebemos convites de dois festivais de teatro universitários internacionais de Portugal, em Lisboa e Coimbra, para participarmos com O Sobrado, em maio de 2016. Então também será uma forma de nos ajudar financeiramente".

Inês associa a relevância da obra de Verissimo, frequentemente lembrada e adaptada para outros meios, à representação do gaúcho feita pelo autor: "em O Tempo e o Vento, reconhecemos o habitante do Rio Grande do Sul, pelos seus valores, costumes e tradições. Acredito que Verissimo consegue dar um retrato fiel da complexidade do gaúcho". Já Dilmar Messias, diretor artístico do Theatro São Pedro, cita Tolstói para se referir ao caráter universal da obra de Verissimo: "Se queres ser universal, começa por pintar a tua aldeia", e continua: "Em seus romances, reconhecemos as nossas peculiaridades e o mundo que nos cerca com sua ambivalência. Suas personagens nos soam extremamente familiares".

O primeiro evento acontece hoje e amanhã, das 14 às 18h, na Sala Oficinas do Multipalco. O workshop vai abordar técnicas de adaptação da obra literária para a linguagem cênica. Para isso, Inês e duas atrizes do Grupo Cerco, Isandria Fermiano e Manoela Wunderlich, vão desenvolver um trabalho de criação coletiva em que, a partir de alguns fragmentos de textos literários (contos ou romances), os participantes farão a sua transposição para a cena através da técnica da improvisação. "Demonstraremos, pela prática, como foi o nosso processo de adaptação da literatura para a cena."

No seminário O Sobrado em O Tempo e o Vento: ascensão e queda dos Terra Cambará, dia 18 de novembro, às 15h, na Sala da Música do Multipalco, serão propostas novas leituras sobre a obra. Os professores do Instituto de Letras da Ufrgs e estudiosos da obra de Verissimo, Maria da Glória Bordini, Márcia Ivana de Lima e Silva e Antonio Marcos Vieira Sanseverino serão os responsáveis por discutir O continente, O retrato e O arquipélago.

Fechando a agenda, o Grupo Cerco levará ao palco do Theatro São Pedro o espetáculo O Sobrado, sexta-feira, às 21h, sábado, às 20h e domingo, às 18h. Com direção de Inês Marocco, a montagem é uma adaptação de sete capítulos da obra literária O Continente, que integra a trilogia O Tempo e o Vento, de Erico Verissimo.

A ação se passa em 1895, quando o chefe político republicano Licurgo Cambará se encontra sitiado em sua casa, junto à sua família e correligionários, sob o cerco de tropas federalistas. Fechados no sobrado durante 10 dias, com pouca comida, água e munição, os personagens da trama relacionam-se em um meio perturbado e agonizante, enquanto a morte se faz presente dentro e fora da casa.

Sobre futuras adaptações de outros trabalhos de Verissimo, Marocco comenta: "Atualmente estamos pensando em quais temas nos interessam de trabalhar na próxima criação. Depois vamos buscar fontes da literatura para nos apoiar. Não temos em vista nenhum texto por enquanto".

Os interessados no workshop e na oficina podem buscar mais informações sobre os eventos, além de se inscrever, pelo oficinas@multipalco.com.br. As duas atividades são gratuitas. Já o espetáculo tem ingressos à venda na bilheteria e no site www.compreingressos.com, com valores que vão de R$ 20,00 a R$ 80,00.


Fonte: Jornal do Comércio - o jornal de economia e negócios do RS

Nenhum comentário