Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

CTG se prepara para realizar o FEGAMS

Trabalha a todo vapor a Patronagem do CTG - Centro e Tradições Gaúchas de Chapadão do Sul, para realização do FEGAMS, (Festival Sul-Mato...


Trabalha a todo vapor a Patronagem do CTG - Centro e Tradições Gaúchas de Chapadão do Sul, para realização do FEGAMS, (Festival Sul-Mato-Grossense de Folclore e Tradições Gaúchas) que vai ser realizado em Chapadão do Sul, entre os dias 12 a 15 de julho.
 
Será o maior evento do estado, onde Gaúchos e Guaicurus estarão se entrelaçando as Culturas.
 
O CTG de Chapadão do Sul, passando por reformas e ampliações de novos módulos de competições.
 
Serão quatro dias de muita adrenalina e a belezas das danças, das competições esportivas, que com certeza irá emocionar muitas pessoas.
 
O FEGAMS – Festival Sul-mato-grossense de Folclore e Tradição Gaúcha é um evento de tradição gaúcha e folclore Sul-mato-grossense que visa a confraternização, troca de conhecimentos, fortalecimento da família, integração do jovem com o seio da sociedade, afim de que o integrado consiga contribuir para desenvolvimento da mesma.
 
O evento é também uma amostra cultural que visa fortalecer os valores locais como estratégia para a promoção sócio-econômica sustentável, referenciados na cultura do nosso povo, em Mato Grosso do Sul.
 
Os Centros de Tradições Gaúchas (CTG’s) são entidades de natureza sócias cultural com um quadro social de 3.500 integrantes representados pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho de Mato Grosso do Sul (MTG/MS), mantém um trabalho que envolve pesquisa, difusão e vivência com a cultura gaúcha e sul-mato-grossense por meio da dança, música, literatura, artesanato, culinária, usos e costumes além de esportes e tradições campeiras.
 
Essas atividades são desenvolvidas pelos CTG’s, priorizando os jovens, mas com grupos nas categorias mirim, juvenil, adulto, Xirú (acima 30 anos) e veterano (acima 60 anos). Envolvendo normalmente toda a família. Os produtos desse trabalho constituem um valoroso acervo que é incorporado ao domínio público, por meio de difusão e valorização da cultura popular.
 
 
Justificativa
 
A numerosa população migrante de gaúchos com a sua cultura bastante miscigenada confundem-se no conjunto social Sul-mato-grossense. Na marca da integração sócia cultural nasce um produto que resulta de mescla cultural presente no Mato Grosso do Sul.
 
Os CTG’s trabalham no sentido de preservar valores populares, das tradições, do folclore e artístico do nosso povo, edificando referências sociais e formando uma consciência cidadã de homens e mulheres que sabendo de onde vieram, saberão onde estão e para onde irão.
 
A concepção plural democrática e progressista cultural do Mato Grosso do Sul expressa pelo seu caráter poli cultural que justifica este projeto. A compreensão de que o Mato Grosso do sul, com raízes culturais diversificadas é uma matriz sobre o qual se projeta uma perspectiva que naturalmente integra-se formando um produto de consolidação da unidade sócio cultural da nossa gente.
 
Por isso, apoiar e fortalecer a produção cultural, com essa dimensão heterogênea, mas viva e rica em conteúdo e harmonia. É respeitar o que o povo vem fazendo, espontaneamente. Os produtos de uma cultura miscigenada já estão entre nós, na dança, na culinária, na música, nos costumes, nas tradições, resgatando o folclore e a tradição esquecidos no tempo, mas que renasce na mão do povo, na sua busca por reencontrar-se com suas raízes e identidade cultural.

Portanto reconhecer a existência deste perfil de integração de várias raízes presentes no movimento cultural de Mato Grosso do Sul, justifica esse projeto, também pela compreensão da produção, difusão, vivência da cultura nativa do nosso estado. Pelo qual, o MTG e os CTG’s, representam na promoção e apoio ao desenvolvimento sócio-cultural do povo Sul-mato-grossense. Isso significa apoiar o desenvolvimento consciente e identificado com sua terra, seu passado, para construir um futuro seguro.
 
 
Objetivos
 
  • Mobilizar uma ampla parceria voltada a atividades culturais nativas, envolvendo atividades vinculadas ao movimento cultural de Mato Grosso do Sul, entidades de ensino, empresas, associações, fundações e os centros de tradições gaúchas;
  • Incentivar entidades parceiras, para a atuação consciente voltada para a valorização cultural gaúcha e Sul-mato-grossense, por meio da integração da literatura, música, dança, artesanato, culinária, esportes, tradições campeiras e de outras manifestações. Estas ações estarão voltadas às comunidades locais e regionais, para influenciá-las no sentido da compreensão e do entendimento;
  • Fortalecer o movimento cultural de Mato Grosso do Sul, promovendo valores das manifestações culturais Sul-mato-grossense em articulação com o trabalho similar desenvolvido com a cultura gaúcha;
  • Disponibilizar amostras culturais, no apoio ao turismo rural e cultural, bem como a eventos do Estado, dos Municípios e do setor privado;
  • Confraternizar, trocar conhecimentos, fortalecer a família, integrar o jovem no seio da sociedade, afim de que se integrando, ele consiga contribuir para o desenvolvimento da mesma;
  • Resgatar tradições, costumes e folclore do povo gaúcho e Sul-mato-grossense;
  • Estruturar valores familiares e culturais de nosso povo;
  • Desenvolver a sociabilidade da nossa gente, com a inclusão social, ou seja, ensinando nossos jovens a conviver em sociedade, respeitando os valores, as crenças, etnias, costumes, entre outros;
  • Difundir e divulgar a cultura gaúcha e Sul-mato-grossense.

Fonte: O Correio News

Nenhum comentário