Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

A Cultura Farroupilha

Prezado amigo Leo Ribeiro de Souza: Fiz um texto sobre uma situação que causa alguma confusão entre os que não conhecem a nossa história, ma...

Prezado amigo Leo Ribeiro de Souza:
Fiz um texto sobre uma situação que causa alguma confusão entre os que não conhecem a nossa história, mas que acompanham, meio de longe, os festejos farroupilhas.
Gostaria de saber a sua opinião sobre isso.
um abraço
Rui Gressler







Num dia destes, bem em meio à Semana Farroupilha, tive que explicar a um de meus netos, o que eram chimangos e maragatos. Este questionamento surgiu porque ele viu ou leu alguma referência à este combatentes, e ele queria saber algo sobre a participação deles na Guerra dos Farrapos. Após os devidos esclarecimentos, me dei conta de algo que está ocorrendo ao longo da festa maior dos gaúchos. Pois no decorrer dos anos, tenho observado ao acompanhar desfiles gaudérios e outros eventos relacionados à Semana Farroupilha, que há um equívoco histórico em muitas das apresentações. Muitos organizadores destes eventos, preocupam-se em mostrar ao público, a história do Rio Grande do Sul em seu contexto total, o que, diga-se de passagem, quase sempre é feito com muita competência. Só que, o que nós comemoramos nesta época, é a Revolução Farroupilha ou a Guerra dos Farrapos, fato este ocorrido no decênio 1835/1 845. Pelo menos é o que eu penso. Há muitos anos atrás, assisti a um belo desfile de 20 de Setembro em Passo Fundo, onde um CTG apresentou uma ala de gaúchos descalços, numa perfeita representação de um corpo de combatentes conhecidos como Provisórios Pé no Chão. Estes soldados foram formados e combateram na revolução de 1930.

Já os chimangos e maragatos, também são seguidamente lembrados e mostrados em encenações nos desfiles. Porém eles entraram na história, ao combaterem na revolução de 1923. A saga das Missões Jesuíticas é muito lembrada e retratada nas comemorações farroupilhas, porém a sua importante participação na história do nosso estado, ocorreu numa época bem anterior aos farrapos. O nosso passado, muito rico em sua cultura, é repleto de guerras, revoluções e importantes feitos históricos, e é claro que merece o nosso respeito. É louvável o objetivo dos organizadores em mostrar a s tradições e a história do Rio Grande do Sul. Mas vejo uma confusão em relação ao que deve ser comemorado de forma específica nesta data.

Acho que seria interessante que o MTG, ou quem de direito, tenha preocupação com este detalhe, e quem sabe os próximos eventos relacionados à Semana Farroupilha, abordem aspectos e fatos da história dos Farrapos na sua essência. Na epopéia de 35, há um vasto manancial de feitos, batalhas, e episódios, tanto militares quanto políticos, que com certeza podem ser aproveitados de forma artística. De qualquer forma, a Semana Farroupilha realizada em nosso Estado, foi um sucesso. Estão de parabéns os responsáveis pelo MTG, IGTF, CTGs, piquetes, acampamentos, grupos nativos, enfim a gauchada toda que, com muita garra, esforço e vontade, fizeram de fato a Semana Farroupilha. Parabéns a todos. Os heróis de 35, com certeza agradeceram e aplaudiram lá de cima. E aqui embaixo, eu também.

Rui Gressler

Fonte: Blog do Léo Ribeiro


Nenhum comentário