Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Coluna Tradição e Cultura do Jornal A Semana

TRADIÇÃO & CULTURA Alvorada – Capital da Solidariedade NOSSAS RAÍZES     Bueno! O temário proposto para os Festejos farroupilhas de 2...

TRADIÇÃO & CULTURA
Alvorada – Capital da Solidariedade


NOSSAS RAÍZES

    Bueno! O temário proposto para os Festejos farroupilhas de 2011 foi aprovado pela comissão estadual no mês de dezembro de 2010 e homologada pelo Congresso Tradicionalista Gaúcho, do MTG, em janeiro de 2011. A proposta é bastante abrangente e tem como objetivo explorar a história do Rio Grande do Sul e buscar, em alguns episódios e períodos, indicadores de identidade do povo gaúcho. Rebuscar a história e retirar dela os aspectos que melhor retratam a formação sociocultural do nosso Estado é tarefa que não se esgota neste ano de 2011, mas haverá de nos ajudar a entender um pouco mais a nossa entidade cultural regional.

    Baseado no tema proposto pelo MTG, nossos CTGs levaram para a avenida no desfile temático, realizado dia 20 de setembro, como segue: CTG Amanhecer na Querência – com As Reduções Jesuíticas; CTG Campeiros do Sul – com A Terra de Ninguém; CTG Raça Gaúcha – com A Fundação da Província; CPF O Tempo e o Vento – com Os Açorianos e a Fundação de Porto Alegre; CTG Chilena de Prata – com A Época das Charqueadas; CTG Bento Gonçalves da Silva – com A Organização Administrativa da Província; CTG Sentinelas do Pago – com a Revolução Farroupilha; CTG Tradição – com a Defesa Nacional e CTG Amaranto Pereira – com a Revolução Federalista.

FANDANGO OFICIAL FARROUPILHA

    Bueno! O CTG Bento Gonçalves da Silva, a Subcoordenadoria de Alvorada e todos os CTGs e Piquetes da nossa cidade, irmanados te convidam para participares no dia 24 de setembro, do grande Fandango oficial Farroupilha, para podermos encerras os festejos farroupilhas deste ano com chave de outro. A animação será por conta do Grupo Oh de Casa. Compre o seu ingresso no CTG mais próximo do seu rancho e alertamos que a PILCHA É OBRIGATÓRIA (inclusive será exigido blazer). O CTG Bento Gonçalves da Silva fica na Rua Viamão, 1249, no Jardim Esplanada.

22ª ALVORADA DA TROVA GAÚCHA

    Bueno! Como já acontece há 22 anos, sempre no último domingo de setembro, o CTG Bento Gonçalves da Silva abre as cancelas para recepcionar os trovadores do Rio Grande. E neste ano, o festival Alvorada da Trova Gaúcha será realizado no dia 25 de setembro, a partir das 9h. Teremos as seguintes modalidades: trova campeira, trova do martelo, trova estilo Gildo de Freitas e trova dos tordilhos. Teremos, para os quatro primeiros lugares, troféus e valores em dinheiro, em todas as modalidades, exceto na modalidade trova dos tordilhos, onde teremos troféus e valores em dinheiro para os três melhores. Além disso, será oferecido o troféu e valor em dinheiro para o Campeão dos Campeões.

    A apresentação do festival será feita pelo trovador alvoradense João Dinarte. Ao meio-dia, almoço a R$ 12,00 com churrasco no cardápio. Informações a respeito do festival, com João Dinarte pelo fone (51) 9706-9868. Demais informações pelo fone (51) 9962-6266 (patrão Gelson) ou (51) 9151-5361 ou (51) 3442-4534 (com Eva). O CTG fica na Rua Viamão, 1249, no Jardim Esplanada.

A EXTENÇÃO DO ACAMPAMENTO FARROUPILHA

    Bueno! Nos anos anteriores, dia 20 de setembro, com a extinção da Chama Crioula, os festejos eram encerrados no Acampamento da Praça Central. Mas este ano, as autoridades municipais e tradicionalistas decidiram que vão acontecer atividades culturais no acampamento até o próximo dia 24 – sábado. E pensando nisso, vasta programação cultural está à espera da gauchada, a saber:

    Já no dia 21, os dotes culinários foram postos a prova no concurso de Culinária Campeira, com a participação de diversos “especialistas” em cozinha gaúcha; no dia 22 tivemos a “Mostra sobre a Indumentária Gaúcha”, ministrada por Cássio Menezes dos Santos e Pâmela Malmann; dia 23, a partir das 19h, teremos a “Mostra sobre o Concurso de Prendas e peões”, sendo ministrado pelas prendas e peões regionais da 1ª Região Tradicionalista, gestão 2011/2012. Também teremos oficina de bruxinha de pano, nó de lenço, campeira e como se porta uma prenda; no dia 24, grande gincana cultural a partir das 9h, com a participação das prendas e peões dos nossos CTGs.

    Estas atividades culturais são organizadas pelo Departamento Cultural da 1ª Região Tradicionalista, por Clair Menezes dos Santos; Pâmela Mallmann, Cássio Menezes, Patrícia Duval da Rocha e Neida Nunes Ramos. Além disso, participam os peões e prendas farroupilhas do município.


Valdemar Engroff
Fone 051.3443.4125 noite
Celular 051.9966.5164
valdemar@engroff.com.br
www.sitiodogauchotaura.blogspot.com
www.obolsodabombacha.blogspot.com

Nenhum comentário