Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Biblioteca Pública Pelotense: Espaço de Arte Mello da Costa e Museu Histórico abertos ao público

Apresentação prévia dos novos espaços reuniu profissionais da área da comunicação e ativistas culturais Na tarde desta quarta (14...

Apresentação prévia dos novos espaços reuniu profissionais da área da comunicação e ativistas culturais




Na tarde desta quarta (14), a Bibliotheca Publica Pelotense (BPP) apresentou a profissionais da área da comunicação e ativistas culturais os dois novos espaços e serviços que a Casa  passa a oferecer. Após uma breve exposição sobre o conteúdo e funcionamento dos projetos, os convidados visitaram a área de 200 metros quadrados  que, inteiramente restaurada e adaptada, passa a ser ocupada pelo reorganizado Museu Histórico da BPP, fundado em 1904 e pelo recém criado Espaço de Arte Mello da Costa. Em elaboração desde o final do ano passado, os novos projetos completam o plano de reorganização do espaço interno do histórico prédio sede , construido em etapas entre 1878 e 1915 e inteiramente restaurado em 2007 e 2008. Os novos espaços já estarão abertos ao público a partir de amanhã (15), das 13 às 17 horas.

Sociedade civil criada por um pequeno grupo de republicanos , a BPP mantém, desde a fundação,em 14 de novembro de 1875, o modelo instituconal e o principio de garantia de acesso público, universal e gratuito ao acervo, que chega hoje a 200 mil livros e 60 mil periódicos. O mesmo principio vale para os projetos apresentados nesta quarta , que se somam a outros como o América & Pampa , Sarau Poético BPP e A Hora do Faz de Conta. Como regra, o Museu Histórico e o Espaço de Arte estarão abertos à visitação nas segundas, quartas e sextas. Horários extras - inclusive nos finais de semana - devem ser pré-agendadas, diretamente na BPP ou pelo fone (53) 3222 385. A Bibliotheca tem expediante externo de segunda a sexta, das 9 às 18 horas.

Memória e homenagem

Segundo mais antigo do RS e um dos primeiros do gênero no país, o Museu Histórico da BPP foi criado em janeiro de 1904. O objetivo central era dar organização e abrigo institucional ao grande número de doações de peças relacionadas à memória histórica de Pelotas e do extremo Sul do país. Nesta nova fase, o museu ganha, além de um espaço especifico e bem mais amplo, uma organização devidamente atualizada às normas do setor. Entre os destaques do acervo de mais de 500 peças, objetos e documentos relacionados aos conflitos e guerras civis do século XIX , como o lenço farroupilha e o sinete da república riograndense.

Destinado a mostras  visuais , o espaço permanente de arte da BPP recebe o nome do artista plástico pelotense Luis Carlos Mello da Costa (1947-1993). A exposição que inaugura a sala reúne 12 telas do pintor e permanece aberta à visitação até 15 de outubro. Todas as telas foram cedidas por empréstimo por colecionadores particulares.

SERVIÇO - Museu Histórico BPP e Espaço de Arte Mello da Costa
ONDE - Praça Cel Pedro Osório, 103 - Centro - Pelotas RS
VISITAÇÃO - segundas, quartas e sextas, das 13 às 17 horas. Entrada franca.
Para horários extras ( inclusive finais de semana)
Pré-agendamento pelo fone (53) 3222 385

Colaboração: Alan Otto Redü

Nenhum comentário