Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Coordenadoria no apoio à tradição

Talvez uma parcela dos porto-alegrenses desconheça sua existência, mas possivelmente já deva ter participado de eventos organizados pela Co...


Talvez uma parcela dos porto-alegrenses desconheça sua existência, mas possivelmente já deva ter participado de eventos organizados pela Coordenação de Tradição e Folclore da Prefeitura Municipal de Porto Alegre. Dirigida atualmente por Vinicius Brum, a coordenadoria responde por projetos importantes da capital gaúcha como o Acampamento Farroupilha, por onde passam mais de 1 milhão de pessoas anualmente, o projeto Música dos Gaúchos, além de auxiliar entidades tradicionalistas da 1ª Região no desenvolvimento de atividades tradicionalistas.

Em 2011, as atividades serão retomadas no dia 19 de março, com os shows mensais do projeto Música dos Gaúchos, no Teatro de Câmara Túlio Piva. A proposta da iniciativa é apresentar o que de melhor se produz no cenário da música nativista. Ernesto Fagundes, Luis Carlos Borges, João de Almeida Neto, Piriska Grecco, Cristiano Quevedo e Elton Saldanha são alguns dos artistas que já participaram do projeto.

Assim como nos dois últimos anos, a Coordenadoria também está trabalhando em parceria com a 1ª Região Tradicionalista para a organização da fase interrregional do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (ENART), em Porto Alegre.

Outra preocupação da instituição é a valorização de iniciativas que proporcionem a difusão e a valorização da cultura e do folclore. Assim, outra proposta que vem sendo abraçada é a publicação de obras. A primeira foi “Nativismo – um fenômeno social gaúcho”, de Barbosa Lessa. E para o primeiro semestre deste ano, está sendo esperada a finalização da tradução, pelo folclorista Antonio Augusto Fagundes, da obra Martin Fierro, de Jose Hernandez.

Para o Acampamento Farroupilha 2011, Vinicius Brum comenta os trabalhos devam começar ainda em março, após a sugestão de indicações para formação da Comissão Organizadora. “Junto com o carnaval e com a Feira do Livro, o Acampamento é sem dúvida o maior evento em incidência de público da capital”, afirma Brum.

A Coordenação também está aberta para auxiliar entidades na formulação e desenvolvimento de projetos. O telefone para informações é (51) 3289.8012.

Brum tem uma longa história no tradicionalismo

Texto e Foto: Felipe Basso
Fonte: Portal MTG

Nenhum comentário