Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Leituras brancas destaca Schlee e Cyro Martins

Começou no último dia 19, na Bibliotheca Pública Pelotense (BPP), o projeto Leituras Brancas, sequência de quatro eventos - sempre às terças...


Começou no último dia 19, na Bibliotheca Pública Pelotense (BPP), o projeto Leituras Brancas, sequência de quatro eventos - sempre às terças, às 19h30min - centrados na leitura pública de trechos de obras de Aldyr Schlee e Cyro Martins (1908-1995)e, eventualmente, leitura de outros autores com temática próxima. Com entrada franca e realizados no salão térreo da BPP, os encontros de literatura integram a programação especial BPP 135 ANOS/LETRAS E VERSOS DE FRONTEIRA, aberta na sexta (15) e com atividades até 14 de novembro, data em que a instituição comemora 135 anos.

A coordenação e condução do projeto é dos professores (UFPel) Luis Rubira e Renata Requião. Desta primeira ediçãoparticipam como leitores convidados Paula Mascarenhas e Gilnei Oleiro Correa.

O convidado da edição do dia 26 é o próprio autor focado, Aldyr Garcia Schlee. Ao lado de Cyro Martins ,o jaguarense Schlee é o autor destacado de toda a programação especial da BPP - pela ligação da obra de ambos ao universo de fronteira. Nascido em Quaraí-RS , Cyro Martins é o tema da terceira edição do projeto Leituras Brancas, no dia 02 de novembro - sempre às 19h30min, no salão térreo da Bibliotheca. O ciclo encerra no dia 09 de novembro, com leitura de trechos dos dois autores.

Projeto: LEITURAS BRANCAS
Proposta e Coordenação :
Luís Rubira e Renata Requião

PROGRAMAÇÃO

19 de Outubro de 2010 – terça-feira , 19h30min
Campo Aberto : lugares possíveis

Leitura de trechos dos livros Satolep (de Vitor Ramil), Contos Gauchescos (de Simões Lopes Neto ), Campo Fora (de Cyro Martins), Uma Terra Só (de Aldyr Garcia Schlee). E ainda de Contos da Montanha (de Miguel Torga), Martín Fierro (de José Hernandez), Pequenos Poemas em Prosa (de Charles Baudelaire), O Bicho Harmonioso e Eu, Comovido a Oeste (de Vitorino Nemésio)
Leitores: Renata Requião, Luís Rubira
Leitores Convidados : Paula Mascarenhas e Gilnei Oleiro Corrêa
Conversa com o público. Leituras pelo público .

26 de Outubro de 2010 – terça-feira , 19h30min
Uma trilogia da fronteira ?

Leitura das obras de Aldyr Garcia Schlee, Uma Terra Só, Linha Divisória , Contos de Sempre, por Renata Requião
Leitor Convidado especial : Aldyr Garcia Schlee, Don Frutos
Conversa com o público . Leituras pelo público .

02 de Novembro de 2010 – terça-feira , 19h30min
Uma trilogia do gaúcho a pé ?

Leitura da obra de Cyro Martins, Sem Rumo, Porteira Fechada, Estrada Nova, por Luís Rubira

Leitores convidados / convidado especial : a confirmar
Conversa com o público. Leituras pelo público .


09 de Novembro de 2010 – terça-feira , 19h30min
Campo aberto : limites impossíveis

Leitura de trechos dos livros Sombras na Correnteza e O Príncipe de Vila (de Cyro Martins), e Contos de Futebol e Os Limites do Impossível: Contos Gardelianos (de Aldyr Garcia Schlee)
Leitores: Luís Rubira e Renata Requião
“ Leitura dramática ” de trechos da obra de Aldyr Garcia Schlee e Cyro Martins, pelo Núcleo de Teatro da UFPel, coordenado por Adriano Moraes
Conversa com o público . Leituras pelo público .

Nenhum comentário