Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

V. Aires lança candidatura para acendimento da Chama Crioula em 2012

Uma centelha da chama crioula, acesa no último sábado, dia 14, no município de Itaqui, ruma com destino a Venâncio Aires, conduzida por cava...

Uma centelha da chama crioula, acesa no último sábado, dia 14, no município de Itaqui, ruma com destino a Venâncio Aires, conduzida por cavalarianos dos CTGs Erva-Mate, Querências da Mata e representantes de demais entidades tradicionalistas do município. O fogo traz o sentimento gaúcho de amor às tradições e a esperança da Capital do Chimarrão em sediar o evento no ano de 2012.

Uma comitiva local, liderada pelo prefeito Airton Artus, a secretária da Cultura Cleiva Heck, e integrantes da Associação Tradicionalista de Venâncio Aires (ATVA), prestigiou a programação na fronteira oeste e lançou oficialmente a candidatura do município para sediar o evento. Um jantar na noite de sexta-feira, 13, reuniu integrantes do Movimento Tradicionalista Gaucho (MTG), autoridades estaduais e tradicionalistas de diversas regiões do Estado para acompanhar a apresentação do projeto venâncio-airense.

Neste ano, a chama acesa em Itaqui reuniu cerca de 600 cavalarianos de todas as regiões do Estado. De lá, as delegações conduzem as centelhas do fogo histórico até o próximo dia 20 de setembro, data de comemoração da Revolução Farroupilha. Oriundos de Venâncio Aires, cerca de 30 tradicionalistas integraram a maior cavalgada presente em Itaqui. O grupo percorrerá 645 km com a previsão de chegar ao município às 11 horas do próximo dia 31 de agosto, quando a recepção à chama acontece na Praça da Matriz e marca o início de uma extensa programação alusiva à Semana Farroupilha.

Em Itaqui, o projeto venâncio-airense que exalta o chimarrão como bebida-símbolo da cidade e de todos os gaúchos foi elogiado entre os presentes. A intenção do município é receber tradicionalistas de todas as regiões no Parque Municipal do Chimarrão para um grande evento de música, dança e folclore. Os custos, conforme a secretária Cleiva Heck, devem ser 100% subsidiados pela Lei de Incentivo à Cultura (LIC) e patrocinadores.

O prefeito Airton Artus, que recebeu apoio declarado de autoridades de Itaqui, do município de Taquara, que será sede do evento em 2011, e do próprio presidente do MTG, Oscar Grees, também ressaltou que a comunidade venâncio-airense está preparada para o desafio. “Venâncio Aires possui 13 entidades tradicionalistas e vive o gauchismo no seu dia-a-dia. No próximo final de semana, dias 21 e 22 de agosto, seremos sede da Inter-regional do Enart e poderemos mostrar um pouco dessa paixão tradicionalista que o nosso povo guarda”, ressalta. A escolha do município onde é feita a cerimônia de acendimento da chama principal é feita, por votação, pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), entre as cidades que se oferecem para sediar o evento.

Informações do Portal Gaz

Nenhum comentário