Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Os sete erros do Laçador continuam no mesmo lugar

(Matéria publicada em Zero Hora, de 17 de junho) Apontados pelo folclorista Paixão Côrtes no início do ano, problemas do Sítio O Laçador seg...

(Matéria publicada em Zero Hora, de 17 de junho)

Apontados pelo folclorista Paixão Côrtes no início do ano, problemas do Sítio O Laçador seguem sem solução apesar de promessas feitas pela prefeitura de Porto Alegre. Das sete falhas listadas pelo homem que serviu de modelo ao escultor Antônio Caringi na década de 50, apenas a plantação de uma palmeira foi refeita. A muda, entretanto, já está quebrada.

O foco nos problemas de um dos principais cartões-postais gaúchos ocorre desde janeiro, quando autoridades visitaram o monumento, convidados pelo vereador Bernardino Vendruscolo. Na ocasião, Côrtes relatou imperfeições históricas para que fossem corrigidas dentro das possibilidades. Nelcir Tessaro, então prefeito em exercício, prometeu agir na semana seguinte.

A maioria dos apontamentos envolveu erros de grafia nas placas que apresentam a escultura de cobre de 4m45cm de altura e peso de 3,8 toneladas, inaugurada em 20 de setembro de 1958. Segundo a Secretaria Municipal do Turismo, um projeto de sinalização deverá contemplar o monumento até o fim do ano. A ideia é instalar as indicações nas proximidades da Avenida Farrapos.

A única ação feita no Sítio O Laçador foi a reposição de uma palmeira que havia morrido. A nova muda, que faz parte de um conjunto de oito que representam o número de fundadores do primeiro Centro de Tradições Gaúchas, o 35 CTG, em 1948, está quebrada na altura da copa.

- Vejo que existe uma preocupação da prefeitura em corrigir os problemas e deixar o Laçador mais próximo do original - diz Paixão Côrtes.

Responsável pelo Departamento de Monumentos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, a arquiteta e urbanista Cibele Silva do Carmo informa que as ações serão realizadas conjuntamente, após a conclusão de uma laudo técnico solicitado à arquiteta Virgínia Costa, especialista em monumentos em bronze, que atua na França. Não há prazo estipulado para a execução das melhorias:

- Não adianta fazer as ações em partes. Queremos fazer tudo junto.

do blog do MTG

Nenhum comentário