Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Festa Junina no Colégio Julinho

Neste sábado a partir das 14 horas será realizada no pátio da Escola Estadual Julio de Castilhos, o Julinho, a festa Junina à moda gaúcha, q...

Neste sábado a partir das 14 horas será realizada no pátio da Escola Estadual Julio de Castilhos, o Julinho, a festa Junina à moda gaúcha, que marca o retorno daquele educandário às atividades do culto às nossas tradições.

Com presença confirmada de Paixão Cortes, ex aluno e um doa integrantes do famoso “ Grupo dos Oito “, celebres ex alunos que por iniciativa própria em 1947 marcaram o início do Movimento Tradicionalista Gaúcho, ao retirarem da Pira da Pátria onde ardia o fogo simbólico, uma centelha para se propagar a partir daí e originando a chama crioula. Deste gesto nasceu o cultivo às nossas tradições de forma mais enfática, pois nascia de um grupo de jovens alunos do tradicional Colégio Julhinho. Lá foi criado o primeiro piquete e depois esta idéia tomou forma e originou a fundação do 35 CTG o pioneiro entre as entidades tradicionalistas a partir de 47.

A primeira Região Tradicionalista do MTG, que compreende 11 municípios da Região Metropolitana, incluindo a capital dos gaúchos, está se aliando a iniciativa da direção da escola no sentido de manter ativo o “marco zero” do tradicionalismo. Estamos nos colocando à disposição da direção da Escola Julho de Castilhos para apoiar no que for necessário, e se preciso for, arregaçarmos as mangas para trabalharmos lado a lado neste projeto que é primordial, manter ativa a chama do Movimento Tradicionalista gaúcho em seu local de origem.

Para tanto a 1ª região que tem responsabilidade de mais de cem entidades tradicionalistas, está colocando à disposição do evento, gaiteiros, chuleadores, grupos de danças dos CTG´s de Porto Alegre para abrilhantar a tarde deste sábado.


Cesar J Tomazzini Liscano
Coordenador da 1a. RT
51 84233508

Nenhum comentário