Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

IGTF - Apoio institucional ao FEGAES

Histórico IGTF O IGTF, órgão vinculado a Secretária de Estado da Cultura (SEDAC) foi instituído pelo Decreto n.º 23.613, de 27 de dezembro d...

Histórico IGTF

O IGTF, órgão vinculado a Secretária de Estado da Cultura (SEDAC) foi instituído pelo Decreto n.º 23.613, de 27 de dezembro de 1974, para atuar na área da pesquisa e divulgar a cultura Rio-Grandense. Dentre as suas finalidades destacamos, a de promover estudos, pesquisas e a divulgação da cultura Rio-Grandense e os valores que lhe são inerentes, especialmente folclore, tradição, arte, história e sociologia.

A abrangência da cultura popular em nosso Estado é muito significativa. O mosaico cultural do Rio Grande do Sul é rico e vasto, oferecendo uma enorme diversidade nos enfoques: etnias, folguedos, festas, danças, músicas e, principalmente na área de pesquisa, onde já foram publicados varias obras, entre elas: “Historia do Tradicionalismo Gaúcho”, “Indumentária Gaúcha”, “Mostra de Folclore infanto-juvenil” e “ Assim cantam os gaúchos”.

Desde então já se passaram 33 anos e muitos nomes importantes para a cultura gaúcha passaram por aqui.

O primeiro presidente do IGTF foi Hélio Moro Mariante, que teve como diretores Glaucus Saraiva e João Carlos Krahe.

Em 1979 assumiu Paulo Xavier, assessorado por Paixão Cortes e Edson Otto.

Elton Saldanha esteve frente à presidência do IGTF de 1987 até 1991. Rodi Borgheti e Antonio Augusto Fagundes formaram o corpo diretor da época.

Euclides Fagundes Filho - Bagre Fagundes – comandou a Instituição de 91 até 1995, tendo como diretores Delmar Augusto Zwetsch e José Roberto Diniz de Moraes.

No período 95 até 1999 Antonio Augusto Fagundes foi presidente e teve como diretores Rodi Borgheti e José Roberto Diniz.

O 6º presidente do IGTF, em 1999, foi Eraci Rocha, que foi assessorado pelos diretores João Ribeiro da Luz e João Alberto Menine.

Luiz Carlos Borges presidiu o Instituto de 2003 a 2006, seus diretores foram Ivo Benfato, Vinicius Brum e Fabrício Coelho.

O Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore já teve vários endereços. Sua primeira sede ficava na Rua Sarmento Leite. Passando para Siqueira Campos, Carlos Chagas, Rede Ferroviária até que em 1996 se instalou no Centro Administrativo do Porto Alegre, onde permanece até os dias de hoje.

do site do FEGAES.

Nenhum comentário