Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Mobilizem-se: Vaqueanos precisa da ajuda de todos

VIEMOS NOVAMENTE APELAR PARA TODOS OS SETORES ABAIXO RELACIONADOS PARA QUE SE MOBILIZEM, FALEM COM SEUS VEREADORES,DEPUTADOS ,SECRETÁRIOS MU...


VIEMOS NOVAMENTE APELAR PARA TODOS OS SETORES ABAIXO RELACIONADOS PARA QUE SE MOBILIZEM, FALEM COM SEUS VEREADORES,DEPUTADOS ,SECRETÁRIOS MUNICIPAIS PARA QUE A PRETENÇÃO DO CTG VAQUEANOS NO SENTIDO DE TER SUA CEDÊNCIA DIRETAMENTE AO CTG E NÃO POR INTERMÉDIO DA FEDERAÇÃO SEJA ATENDIDA CONFORME FOI DECIDIDO EM AMPLA AUDIÊNCIA PUBLICA.

1 - INFORMAMOS QUE A SITUAÇÃO PROPOSTA PELO GOVERNO MUNICIPAL(PERMISSÃO DE USO CEDIDA PARA A FEDERAÇÃO, COM INDICATIVO DE USO PARA O CTG) ATENDE MAIS AOS INTERESSES QUE NÃO SÃO O DO CTG, POIS JURIDICAMENTE A SITUAÇÃO DO CTG CONTINUARÁ COMO ESTÁ AGORA DEPENDENDO DA BOA VONTADE, POLITICA E ECONÔMICA DA FEDERAÇÃO, QUE A QUALQUER MOMENTO PODERÁ NOVAMENTE SOLICITAR O LOCAL ALEGANDO OUTRO MOTIVO.

JÁ QUE VÃO CEDER A ÁREA PORQUE NÃO CEDER DIRETAMENTE AO CTG, FICA A PERGUNTA?

2 - TAMBÉM SEJA ATENDIDA O CUSTEIO DA TRANSFERÊNCIA E CONSTRUÇÃO DA NOVA SEDE NO LOCAL JÁ DETERMINADO.

SEGMENTOS AOS QUAIS APELAMOS:

PATRÕES DE TODOS OS CTGS DO RGS,
COORDENADORIA DA 1ª RT,
PRESIDÊNCIA DO MTG,
FORÇAS POLITICAS, CULTURAIS, SOCIAIS E RELIGIOSAS,
CÂMARA DE VEREADORES,
ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA,
PREFEITURA MUNICIPAL, através da Secretaria de Cultura e da Copa do Mundo,
GOVERNO DO ESTADO, através da Secretaria de Cultura,
COMUNIDADE CULTURAL DO BAIRRO HUMAITÁ E DE PORTO ALEGRE.
IMPRENSA TRADICIONALISTA E GERAL
CONCLAMAÇÃO DA LUTA EM PROL DO VAQUEANOS

Está bem claro para todos que está deflagrado um CONFRONTO, de um lado Tradicionalistas e comunidade e do outro Federação de Círculos Operários, DENIT, OAS, Governo do Estado.

Anteriormente foi o CTG Raízes do Sul,o CTG Tiarayu, ontem foi o CTG Estância da Figueira, que foi despejado de suas dependências, curiosamente as duas áreas do mesmo proprietário: Federação do Circulo Operários de Porto Alegre, que pertencia ao COPA - Círculo Operário de Porto Alegre (filiado à FECORS), hoje é a vez do CTG Vaqueanos da Tradição, entidade com 48 anos de existência e inúmeros serviços culturais prestados à Porto alegre e ao Rio Grande do Sul e após perguntamos qual será o próximo?

Assim entendemos e conclamamos a todos:

PATRÕES DE TODOS OS CTGS DO RGS,
COORDENADORIA DA 1ª RT,
PRESIDÊNCIA DO MTG,
FORÇAS POLITICAS, CULTURAIS, SOCIAIS E RELIGIOSAS,
CÂMARA DE VEREADORES,
ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA,
PREFEITURA MUNICIPAL, através da Secretaria de Cultura , Planejamentoe da Copa do Mundo,
GOVERNO DO ESTADO, através da Secretaria de Cultura,
COMUNIDADE CULTURAL DO BAIRRO HUMAITÁ E DE PORTO ALEGRE.

Para que juntos examinem a situação abaixo descrita e ajudem essa entidade que muito já fez pela cultura gaúcha a resolver a sua situação:

Para todos entenderem a situação:

CTG VAQUEANOS DA TRADIÇÃO X ARENA DO GRÊMIO

1-O CTG Vaqueanos da Tradição, localizado na Av. Padre Leopoldo Brentano nº 1551 - V. Farrapos/Humaitá - está prestes a ser removido das terras da Federação dos Círculos Operários do RS, onde possui um COMODATO para uso pelo prazo de 50 anos, renováveis, e no local serão construídos grandes empreendimentos, como a nova arena do GRÊMIO e um viaduto da nova Rodovia do Parque.

2-Acontece que a presença do CTG e os serviços que presta à comunidade estão sendo completamente ignorados, tanto pelo poder público (para ser vendida, a área necessita de uma lei estadual, já assinada pela Governadora), quanto pelos proprietários do terreno, no caso a Federação dos Círculos Operários do RS.

3- Tivemos uma reunião com o Presidente da Federação, que nos deu como única saída a transferência para o Bairro Vila Nova, na Zona Sul, o que é totalmente inviável, pois a nossa comunidade e os nossos associados são da Zona Norte, dos arredores do CTG e alguns do Bairro rio Branco, em Canoas.

4. A situação do CTG Vaqueanos da Tradição não é das mais confortáveis. Estamos em fase de negociação com a Federação dos Círculos Operários, sendo que esta nos deu prazo até 19 de março próximo para encontrar um local, assim poderão talvez nos auxiliar na construção de uma nova sede. Após esta data seremos notificados para sair do local, pois a previsão para início das obras no local é na 2ª quinzena de julho próximo.

5. Estamos gestionando junto ao DENIT, uma vez que no local do CTG estará sendo construído um viaduto da nova Rodovia do Parque, obra que desafogará o trânsito da BR 116 no Vale dos Sinos, para conseguirmos um local nas proximidades. Nada está definido, pois esta reunião ainda não saiu.

6. Protocolamos uma solicitação de Audiência Pública junto À Câmara de Vereadores, ainda sem resposta.

Portanto, estamos em fase de definição, sem respostas para nada. No dia 12 de fevereiro, às 19h30min, na sede do CTG, houve uma nova rodada de negociação, para tirarmos um novo posicionamento.

RELATÓRIO REUNIÃO DIA 12/02/2009:

No dia 12/02/2009, reuniram-se nas dependências do CTG Vaqueanos da Tradição, localizado na Av. Padre Leopoldo Brentano nº 1551 - Vila Farrapos/Humaitá, várias pessoas que compõem a COMISSÃO ENCARREGADA DA LUTA EM PROL DO VAQUEANOS.

A seguir alguns relatos das manifestações:

Presidiu a reunião, a pedido do Patrão, o Sr. JOSÉ ARNILDO GOMES DE MELLO.

Primeiramente foi convidado a falar o presidente da Federação dos Círculos Operários, que segundo sua fala inicial, se colocou à disposição de todos para tentar ajudar na solução dos problemas.

Dr. EDGAR, advogado do CTG, falou sobre as buscas de áreas para recolocação da entidade e seus proprietários.

Após falou FRANCISCO, o CHICÃO, Conselheiro do MTG e sócio Vaqueanos, relatando a importância dessa Entidade na comunidade e falando da reunião já agendada pela comissão para 12/03/2009, com o DENIT, OAS, PREFEITURA MUNICIPAL (através Secretária da Copa do Mundo), CTG e FEDERAÇÃO DOS CÍRCULOS OPERÁRIOS outras SECRETARIAS MUNICIPAIS E ESTADUAIS.

A importância do CTG, não só para os Tradicionalistas de Porto Alegre, segundo CHICÃO, pois o Vaqueanos por sua posição geográfica serviu e serve freqüentemente para eventos de cunho regional e estadual.

A seguir falou TOMAZZINI, Coordenador da 1ª RT, falando da importância que o CTG tem dentro do rol das entidades tradicionalista, sendo uma entidade de proeminência na Zona Norte de Porto Alegre.

Logo a seguir GUIMARÃES, Diretor de Comunicação Social da 1ª RT, discorreu também da importância e o valor da entidade, que não se restringe somente ao valor físico das instalações( terreno, prédios), mas principalmente se referindo que o principal valor da entidade era um valor cultural, ou seja um bem imaterial, de grande valor e de difícil dimensionamento e que a Comunidade e os Tradicionalistas iriam buscar onde fosse preciso que esse valor fosse reconhecido e quantificado.

Em seguida falou o líder comunitário COPINARÉ ACOSTA, da Região Norte de Porto Alegre, pessoa acostumada a participar de lutas em prol das entidades da capital, prestando assessoria na solução de problemas documentais e jurídicos dizendo que o CTG é uma entidade temática que atende toda a Capital e o RGS, e que esse EQUIPAMENTO CULTURAL, não poderia ter um retrocesso em suas atividades desenvolvidas a já 48 anos, e que haveria de ter uma contrapartida das partes que querem desalojar o CTG em prol da solução da situação.

Sugeriu também outras estratégias no sentido de agilizar a procura de outros locais para recolocar o Vaqueanos, como também uma possível AUDIÊNCIA PÚBLICA ESTADUAL.

O tradicionalista SARAIVA, ex-patrão por duas gestões, ex-coordenador da 1ª RT, manifestou-se a seguir falando da parceria que sempre existiu entre o CTG e o Círculo operário, sendo que salientou que na bandeira do CTG , consta também um símbolo do Círculo Operário, fazendo um chamamento ao entendimento e a busca de soluções.

O Patrão ZENO, falou após, agradecendo a presença de todos e das tratativas.

Logo falou D. ESTELA, vice-presidente da Federação dos Círculos Operários, dizendo-se disposta a lutar para ajeitar a situação.

D. DALVA, sócia do CTG, discorreu sobre todas as lutas, que houve para construir o CTG e salientou a integração com a comunidade onde o CTG serve de local para um projeto do PELC (Projeto da Prefeitura Municipal de Porto Alegre), um grupo de terceira idade, que consta atualmente com quase 50 integrantes, já constando em tempo normal com quase 90 participantes, salientou a importância do Vaqueanos para a comunidade em torno, falando também que aqui em 1974 foi realizada o 1º Acampamento Farroupilha de Porto Alegre.

D. MARTA, esposa do Chicão, associada ao Vaqueanos à 40 anos, discorreu sobre as várias tratativas feitas com órgãos públicos em busca de audiências e apoio.

Numa intervenção do COPINARÉ, falou que deveria ser convidado além dos órgãos citados pela Marta a Secretaria Municipal de Cultura, através do Secretário Sergius Gonzaga e a Secretária Adjunta Ana Fagundes e a Secretária Estadual de Cultura Monica Leal.

Após algumas intervenções pontuais de pessoas presentes falou novamente o Presidente da Federação dos círculos Operários o Sr. JOSÉ RENATO SOETHE, dizendo que inicialmente tinha esperado uma reunião mais técnica, mas que estava impressionado com o sentimento da ALMA GAÚCHA, que tinha presenciado na reunião. Falou que apesar de estar vendo na reunião entendimento de todos, existe UM CONFRONTO, mas que o CTG não deve abrir mão de nada em busca de seus direitos. Pediu também que seja avançado as tratativas do mapeamento das prováveis áreas e que na reunião do dia 12/03/2009, já se tenha essas alternativas para serem apresentadas, bem como proposições.

Não tendo nada mais, o Sr. Arnildo encerrou a reunião , agradecendo a presença de todos.

RÁDIOS , JORNAIS e SITES ENGAJADAS NA LUTA VAQUEANOS-POA/RS

1 - JORNAL VIRTUAL CHASQUE PAMPEANO - www.chasquepampeano.com.br- várias noticias publicadas
2 - COXIXO GAÚCHO - www.coxixogaucho.com.br - noticia já publicado
3 - RÁDIO ECO DO RIO GRANDE - http://www.ecodoriogrande.com.br -noticia no dia 12/02/2009
4 - RÁDIO SOM SUL NATIVO - http://www.somsulnativo.com.br/ - noticias no dia 12/02/2009
5 - RÁDIO ESTAMPA GAÚCHA - http://www.radioestampagauchanet.com.br/- noticias no dia 12/02/2009
6 - RÁDIO GRAMADO FM -http://www.gramadofm.com.br/-Programa Estampa Serrana de Márcio Cavalli - noticia no dia 15/02/2009
7 - BLOG ENTREVERO DO PIAZITO - http://entreverodopiazitos.blogspot.com - noticia já publicado
8 - PORTAL GUAPOS - http://www.guapos.com.br - noticia já publicado
9 - BLOG MUNDO GAÚCHO - http://mundogaucho.blogspot.com - noticia já publicado
10 - BLOG PROSA GOLPONEIRA - http://prosagalponeira.blogspot.com de ITALO DORNELES - noticia já publicado
11 - BLOG DO MTG/RS - http://mtgrs.blogspot.com - noticia já publicado
12 - SITE 1ª RT - www.1rtrs.com.br - noticia já publicado
13 - REPÓRTER ANDARENGO - Roberto Kellermann - http://www.portalviamao.com.br
OU http://www.reporterandarengo.com.br/ - noticia já publicado
14 - JORNAL A SEMANA: coluna Tradição e Cultura, por Valdemar Engroff-irá colocar na semana que vem.
15- BLOG CANTO GAUDÉRIO - http://cantogauderio.com.br -notícia já publicado
16-RÁDIO SANTAMARIENSE-PROGRAMA Galpão do Pampa de Adolar Martins e Programa Charla de Galpão de Neimar Iop-comentários sobre a situação.

VEJAM O QUE FOI DECIDIDO NA AUDIÊNCIA PUBLICA:

AUDIÊNCIA PUBLICA CONTEMPLA PRETENSÕES DO CTG VAQUEANOS

Finalmente chegou o dia 02 de julho e a tão esperada Audiência Pública feita pela Câmara de Vereadores de Porto alegre, nas dependências do CTG Vaqueanos da Tradição aconteceu.

De inicio, às 19 horas ao começar pontualmente a audiência pelo Presidente da Câmara de Vereadores Sebastião Melo a platéia ainda era um pouco acanhada, mas imediatamente após começar, as dependências do Vaqueanos começaram a lotar e o que se viu após foi de encher o coração de alegria, o galpão lotou com mais ou menos 300 pessoas compostas de tradicionalistas, lideres comunitários da região e de outras partes de Porto Alegre, associados do CTG e comunidade da região que atenderam ao apelo e foram à luta para juntos construírem alternativas para que o CTG, esse equipamento cultural um dos quase únicos da região tivesse suas pretensões atendidas.

Por parte da Câmara Municipal estiveram presentes os seguintes vereadores, apesar do Presidente Sebastião Melo ter dito que não eram apenas estes, mas que os 34 vereadores que compunham a Câmara estavam juntos apoiando a luta do CTG:

-Vereador Nelcir Tessaro;
-Vereador Tarciso Flecha Negra;
-Vereador Mauro Zacher;
-Vereador Dr. Raul;
-Vereador Airto Ferronato;
-Vereador Dr. Tiago Duarte;
-Vereador Bernardino Vendrúsculo.

Da parte do movimento Tradicionalista Gaúcho estiveram presentes as seguintes pessoas:

-Presidente do MTG Oscar Fernande Gress;
-Coordenador da 1ª RT Cesar J Tomazzini Liscano;
-Nairoli Calegaro Presidente da AATF;
-Claudio Ourique Conselheiro do MTG
-Vários Diretores da 1ª RT;
-Além de vários patrões de outras entidades tradicionalistas.

Pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre:

-Secretário Adjunto de Planejamento Francisco Dornelles;
-Coordenador da Tradição e Folclore, representando a Secretaria de Cultura Vinicius Brum;
-Sandro Lourenço da Luz, Coordenador Adjunto do Programa da Governança Solidária Local.

Houve mais de 10 pronunciamentos intercalados com a fala dos vereadores e dos presentes a mesa.

Pelo CTG falaram além do Patrão: José Arnildo, Copinaré Acosta, Paulo R Guimarães, e José Francisco Lopes (Chicão), após falaram os lideres comunitários, conselho tutelar, etc.
Pelo MTG falou Oscar Fernande Gress e Nairoli Calegaro, como patrão do CTG Chimangos.
Pela prefeitura falaram Francisco Dornelles e Vinicius Brum.

Após todos os pronunciamentos ficou bem claro e apoiado por todos (Vereadores, comunidade e Poder Público) os dois pontos principais focados na audiência:

1 - A comunidade quer que o CTG seja transferido para um terreno próximo da local, já tendo um local vistoriado e aceito pelos associados, mas que a Permissão de Uso seja feita diretamente com o CTG e não por intermédio da Federação dos Círculos Operários, razão de querer uma solução definitiva para o seu problema, não querendo se expor a num futuro estar em igual situação que se encontra hoje.

2- A Comunidade pede à Federação que custeie a demolição, transferência e construção do novo galpão no local a ser cedido pela Prefeitura de Porto Alegre.

Pelos pronunciamentos, principalmente do Poder público, ficou a certeza que a Prefeitura de Porto Alegre, através do Prefeito Fogaça não irá fazer nada que não atenda aos reais anseios da comunidade do bairro e dos tradicionalistas.

A COMUNIDADE UNIDA MAIS UMA VEZ SOUBE MOSTRAR COM ORDEM E RESPEITO PARA TODOS O QUE REALMENTE QUER E PRECISA.

PARABÉNS A TODOS QUE JUNTOS SOUBERAM CONSTRUIR ESSA VITÓRIA.
Guimarães Diretor de Comunicação Social da 1ª RTF: 3026.6777 / 9987.5880

Nenhum comentário