Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

O 25º Reponte da Canção, inovação e tradição representando a cultura gaúcha

Vinte e cinco anos de festival, centenas de músicos, instrumentistas, artistas de todo o Rio Grande e da grande pampa mantendo viva a chama ...


Vinte e cinco anos de festival, centenas de músicos, instrumentistas, artistas de todo o Rio Grande e da grande pampa mantendo viva a chama da tradição. Neste palco brotaram temas símbolos de nosso povo, novas expressões surgiram. O gaúcho viu-se por inteiro, da serra ao litoral, passando pela campanha, ultrapassando fronteiras. Nos últimos dias vimos um espetáculo maduro, estruturado, sólido, porém aberto à inovação, ao detalhe, a tecnologia, enfim, à arte. Para esta edição, foi revitalizada e ornamentada a área externa do Galpão Crioulo. Houve uma maior integração entre as programações externa e interna ao galpão, o que permitiu aos visitantes poder participar de todo o evento. A Feira de Economia Solidária ganhou um novo espaço, voltado para o galpão, a fim de valorizar os empreendimentos e facilitar a comercialização. A grandeza do festival se viu espelhada nas participações ilustres de autoridades estaduais, como os deputados Sandro Boka e Iradir Pietroski e o presidente da Assembléia Legislativa do RS, deputado Ivar Pavan, e nacionais, como os deputados federais Fernando Marroni, Manuela D’Ávila, Henrique Fontana e Emilia Fernandes. Artistas de reconhecimento no meio cultural gaúcho, bem como a comunidade lourenciana e visitantes que prestigiam o festival.

ABERTURA - A abertura do 25º Reponte da Canção na noite de sexta-feira (13) em São Lourenço do Sul (RS) celebrou vida longa a um dos maiores festivais nativistas gaúchos. Autoridades locais e nacionais, artistas e visitantes participaram do evento no Galpão Crioulo do camping municipal.O prefeito de São Lourenço do Sul, José Sidney Nunes, destacou que a longevidade do festival se deve ao esforço da comunidade e à decisão dos governos em priorizar o evento. Afinal, o Reponte já dura 25 anos sem nunca ter sido interrompido. "O Reponte sofreu crises que atingiram todos os festivais. O Reponte é um festival que teve crise de identidade em um determinado momento, crise de público. Hoje, acho que a gente conseguiu algumas inovações, ou seja, trazer elementos que agregasse o festival, que ampliasse o festival, que aproximasse a população local ao festival", avalia.

SEGUNDA NOITE DE FESTIVAL – Milhares de pessoas participaram e animaram a segunda noite do 25º Reponte da Canção, em São Lourenço do Sul (RS). O Galpão Crioulo do camping municipal ficou lotado. Famílias inteiras tiveram que se sentar com cadeiras na rua para acompanhar o festival pelos telões. O show de abertura foi realizado pela dupla César Oliveira e Rogério Melo, que animaram bastante o público.

INVERNADAS “SÃO LOURENÇO EM DANÇA” - Realizado pelo quarto ano consecutivo, o encontro das invernadas reuniu 70 grupos de todo o estado e até mesmo do Uruguai. A diretora da Secretaria de Turismo do município, Vivian Oliveira de Moura, conta que a idéia de criar o encontro partiu da própria prefeitura. O objetivo era integrar os diversos grupos culturais que têm dificuldade de participar das competições oficiais. O evento também se diferencia por não ter concorrência; cada grupo participante recebe um troféu de lembrança. "Por não ter competição, esse evento acaba tendo um caráter muito forte de integração entre as entidades tradicionalistas porque conseguimos proporcionar às entidades menores, como em escolas e carentes, que não teriam condições de participar de eventos maiores, de participar de um evento de dança", diz.

As informações são do Portal da Prefeitura de São Lourenço do Sul.

Nenhum comentário