Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Proibição tomar chimarrão em Lajeado

Semana passada a Prefeitura de Lajeado tomou uma atitude que gerou polêmica e discusão em todo o país, foi proibido por parte da Prefeitura ...

Semana passada a Prefeitura de Lajeado tomou uma atitude que gerou polêmica e discusão em todo o país, foi proibido por parte da Prefeitura o hábito de tomar chimarrão nos orgãos públicos municipais.

Confira a matéria que saiu no Jornal Zero Hora: As 18 cuias de chimarrão que diariamente passavam de mão em mão na prefeitura de Lajeado, no Vale do Taquari, ontem não saíram da cozinha. Foi quando começou a vigorar a ordem de serviço assinada pela prefeita Carmen Regina Pereira Cardoso (PP) que proíbe o consumo da bebida símbolo dos gaúchos nas repartições municipais. A medida atinge todos os 1,5 mil servidores, incluindo escolas e postos de saúde. Bom para Libânia Mauer, 47 anos, uma das nove serventes que trabalham na prefeitura.

- A gente sempre preparava o chimarrão. Não levava muito tempo, só uns minutinhos. Mas hoje (ontem), por exemplo, já consegui ir mais cedo limpar o gabinete da prefeita – conta.

Ela, que não tomava a bebida no trabalho, não se importou. Já a auxiliar de administração, Ivane Balico, 40 anos, lamenta a medida. Ivane e quatro colegas se revezavam no pagamento da erva-mate, gastavam cerca de um quilo por semana.

– Não atrapalhava porque não fazíamos uma roda para conversar. Cada um tomava o chimarrão, enchia a cuia e entregava para o colega – relata a servidora.

Para quem busca atendimento, no entanto, a medida é bem-vista.

– Não concordo com o chimarrão no horário de trabalho porque atrapalha o atendimento. Ainda mais no caso dos funcionários públicos, que largam mais cedo e têm tempo para tomar em casa – opina o marceneiro Alessandro Johann, 29 anos.

Segundo a secretária da Administração, Eliana Ahlert Heberle, a determinação atende a um pedido da população que, por meio de urnas nos prédios públicos e pela ouvidoria na internet, sugeriu a proibição.

– A comunidade nos exige excelência no atendimento. Não há espaço para a morosidade. O chimarrão só será permitido na Semana Farroupilha – diz ela, acrescentando que o canal para ouvir os munícipes é exigência do Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP), no qual a administração está inscrita desde 1997.

A iniciativa privada apoia.

– Sou totalmente contra o chimarrão no ambiente de trabalho para não estragar os equipamentos. Além disso, o hábito não é bem visto pelos clientes. Chimarrão é para casa, no final do dia – diz o presidente da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), Otto Blaas Filho.

Assista a reportagerm da RBSTV: http://www.clicrbs.com.br/blog/jsp/default.jsp?source=DYNAMIC,blog.BlogDataServer,getBlog&pg=1&template=3948.dwt&tipo=1&section=Blogs&p=1&coldir=2&blog=66&topo=3994.dwt&uf=1&local=1

A matéria esta vinculada ao Blog Roda de Chimarrão.

Nenhum comentário